Perguntas frequentes
1- Como fazer a inscrição para se candidatar às vagas dos cursos do IFCE?
Para concorrer às vagas dos processos seletivos do IFCE, o candidato deve acessar o sistema Q-seleção e consultar o edital do concurso pretendido. Ao consultar as condições do certame e, estando apto a concorrer às vagas, o interessado deve escolher a opção de "fazer inscrição" e seguir os procedimentos e orientações do edital. É preciso que se fique atento para não perder os prazos estabelecidos para pagamento de boleto, quando necessário, e confirmação de inscrição.
2 - Os cursos do instituto são pagos?
Os cursos oferecidos pelo IFCE são gratuitos, pois se trata de uma instituição federal pública de ensino, que oferta de cursos nas modalidades técnica, superior (graduações tecnológicas, bacharelados e licenciaturas) e pós-graduação. Ademais, oferta também cursos de formação inicial e continuada, cursos de extensão, à distância e de pós-graduação.
3 - Quando iniciam as inscrições para os cursos técnicos?
As inscrições para os cursos técnicos ocorrem semestralmente, em calendários estabelecidos pelos campi. Os editais são lançados no sistema Q-seleção do portal do IFCE. O instituto também divulga notícias na página e na mídia local, quando do lançamento dos editais, informando o período de inscrições.
4 - Quais as modalidades de cursos técnicos ofertados no IFCE?
Cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio, cursos técnico subseqüentes ao Ensino médio e cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
5 - O que é necessário para se inscrever para os cursos técnicos?
Para concorrer a uma das vagas dos cursos técnicos, é preciso que o candidato tenha os documentos de identidade e o CPF para informar no ato da inscrição. Candidatos aos cursos integrados precisam comprovar, no ato da matrícula, a conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental. Para se matricular nos cursos concomitantes, é necessária uma declaração de conclusão do 1º ano do Ensino Médio. Já para os subseqüentes, é exigido certificado de término do Ensino Médio.