Você está aqui: Página Inicial > Umirim > campus_umirim > Núcleos > NEABI
conteúdo

NEABI

última modificação 22/09/2021 16h08

APRESENTAÇÃO

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Ceará foi criado com o intuito de discutir ações afirmativas sobre Africanidade, Cultura Negra e História do Negro no Brasil, pautado na Lei n° 10.639/2003 e das questões indígenas, respaldado na Lei nº 11.645/2008, e diretrizes curriculares que normatizam a inclusão das temáticas nas áreas do ensino, pesquisa e extensão.

Os NEABIs foram regulamentados por meio da Resolução n° 071, de 31 de julho de 2017, a qual aprovou o regimento interno dos Núcleos no Instituto Federal do Ceará, pelo Conselho Superior do IFCE. O regimento orienta quanto aos procedimentos para implantação e/ou fortalecimento dos NEABIs na rede dos Institutos Federais do Ceará.

De acordo com a resolução supracitada, os NEABIs têm como missão sistematizar, produzir e difundir conhecimentos, fazeres e saberes que contribuam para a promoção da equidade racial e dos Direitos Humanos, tendo como perspectiva a superação do racismo e outras formas de discriminações e a ampliação e consolidação da cidadania e dos direitos das populações negras e indígenas no Brasil, no Ceará e, em particular, no Instituto Federal do Ceará.

O NEABI - Campus Umirim foi instituído por meio da Portaria Nº 084/GDG, de 19 de setembro de 2017.

Atualmente o núcleo tem a seguinte composição:  

MEMBRO

REPRESENTAÇÃO

FUNÇÃO NO NÚCLEO

Antonia Sandra de Lima Soares

  TAE

  Coordenadora

Maria Michele Colaço Pinheiro

  Docente

  Vice-Coordenadora

Jonas Torres Medeiros

  TAE

  Secretário

Emmille Amida Diogenes

 TAE

  Membro

Francisco Alan Moreira de Sousa

  Discente

  Membro

Antonio Felipe de Sousa Moura

  Discente

  Membro

Daiane Felix dos Santos

  Comunidade Externa

  Membro

 

Acesso a pasta do Neabi