Você está aqui: Página Inicial > Ubajara > Notícias > IF de Ubajara sediou o primeiro Intelectuais Universitários
conteúdo

Notícias

IF de Ubajara sediou o primeiro Intelectuais Universitários

Promovido por UVA e UNEU, o evento contou com palestras de renomadas personalidades do meio acadêmico nacional.
última modificação: 07/12/2016 17h35
Exibir carrossel de imagens Da esquerda para a direita: Lucivânia Sousa (Psicóloga Social), Reginaldo Eufrásio Oliveira (filho do homenageado), Augusto Henrique Eufrásio (presidente da UNEU), professor Agamenon Eufrásio Oliveira (UFRJ) e professor Pedro Queiroz (UVA).

Da esquerda para a direita: Lucivânia Sousa (Psicóloga Social), Reginaldo Eufrásio Oliveira (filho do homenageado), Augusto Henrique Eufrásio (presidente da UNEU), professor Agamenon Eufrásio Oliveira (UFRJ) e professor Pedro Queiroz (UVA).

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a União dos Estudantes de Ubajara (UNEU), em parceria com o IFCE local, promoveram, nos dia 23 e 24 de setembro, o evento Intelectuais Universitários, que comemorou, em sua primeira edição, a instituição do Dia do Universitário no município (Lei nº 1.135/2016) e o centenário do intelectual ubajarense Raimundo Eufrásio de Oliveira.

O evento teve início com a palestra "a ciência como vetor do desenvolvimento social e humano", ministrada pelo Dr. Agamenon Rodrigues Eufrásio Oliveira, professor de epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e filho do homenageado.

Ainda na noite de abertura, professor Agamenon e demais filhos de Raimundo Eufrásio, presentes, receberam a comenda de reconhecimento pela obra de seu pai.

As palestras e discussões seguiram no dia 24, com a palavra do professor de sociologia Pedro Queiroz (UVA), sob o tema "conhecimento, universitários e intelectuais a favor da sociedade", além da mesa de debates, formada por renomadas personalidades do meio acadêmico brasileiro e artístico regional, dentre elas a professora Paula Rejane Fernandes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Para Augusto Henrique Eufrásio, graduando de filosofia (UVA) e presidente da UNEU, "o primeiro Intelectuais Universitários marca o início da união de estudantes acadêmicos de Ubajara focados em influenciar e transformar positivamente o meio social, ao mesmo tempo em que reconhece a importância das raízes do pensamento intelectual de nosso povo".