Você está aqui: Página Inicial > Ubajara > Notícias > Conclusão do primeiro curso de Libras do campus de Ubajara
conteúdo

Notícias

Conclusão do primeiro curso de Libras do campus de Ubajara

Educação Inclusiva

última modificação: 26/04/2018 19h40

Nos dias 23 e 24 comemorou-se o aniversário de 16 anos da Lei de Libras 10.436/02 e do dia da Educação de Surdos no Brasil, respectivamente. E no dia 25 encerrou-se o primeiro curso de extensão de Libras do campus de Ubajara. Em homenagem a esse momento, o professor de Libras, Kácio Evangelista, escreveu o seguinte texto:

Há 16 anos seria inimaginável que em uma instituição de ensino superior e tecnológico fosse ofertado um curso de extensão que levasse ao público fora da comunidade acadêmica conhecimentos sobre uma língua tão diferente quanto bela. No dia 9 de outubro de 2017, às 7:15 da manhã, fora iniciado o primeiro curso extensionista ofertado pelo IFCE na cidade de Ubajara, que objetivava ensinar, ou melhor, compartilhar conhecimentos a cerca da Língua Brasileira de Sinais, a Libras. 

Não foi por acaso, a oferta desse curso de língua, aparentemente "estrangeira" para nós "ouvintes", pois o ensino de Libras e o reconhecimento da mesma fora fruto das lutas constantes da Comunidade Surda que trouxeram para o país e para todas as instituições federais de ensino superior um tesouro raro que sempre esteve à nossa vista. Fora o resultado dessas lutas a Lei de Libras e o Decreto 5.626 de 2005.
O dia 24 de abril do ano de 2002, fora um marco para a Comunidade Surda, pois nesse dia que fora aprovada a Lei nº 10.436, conhecida como Lei de Libras, que reconhecia a Língua Brasileira de Sinais como um sistema linguístico capaz de expressar ideias e fatos, ou seja, uma língua tal como tantas outras línguas orais. Essa mesma lei atribui o papel dos órgãos públicos o papel de difundir o uso dessa língua e de garantir os direitos dos surdos e dos deficientes auditivos. Três anos depois fora publicado o decreto 5.626 de 2005, que regulamentou a Lei de Libras e o que seguiu-se é visto na grande oferta e procura por cursos Libras e da conquista dos surdos poderem entrar em uma universidade e ter acesso a educação em sua língua.
Não há como expressar a tamanha importância do reconhecimento da Libras como língua e da nova visão que nós educadores e sociedade em geral tem a respeito de seus falantes nativos, os Surdos. É por isso que com grande admiração e satisfação se abriu nesse ano de 2018 um curso de Libras próprio para surdos e que se encerrou, no dia 25 de abril, o primeiro curso de Libras para ouvintes, ofertado pelo Instituto Federal do Ceará a comunidade ubajarense.
Certo de que haverão novos cursos ofertados e de que a Libras será reconhecida por mais pessoas como uma língua tão bela quanto o nosso português, deixo aqui meus parabéns aos Surdos e a comunidade surda, por oportunizar a nós "ouvintes" uma nova língua e uma nova cultura. E agradeço ao IFCE Ubajara, principalmente a todos da Coordenação de Pesquisa e Extensão,  por apoiar essa ação e as futuras ações que visam difundir a Libras.
Por fim, parabenizo a todos os alunos que concluíram o curso Libras Nível Básico - Segunda Língua , que teve seu encerramento no dia 25 de abril desse ano, e que se predispuseram a estender a visão a um outro mundo, o mundo dos Surdos, o mundo da Língua de Sinais. 
Prof. Kácio de L. Evangelista