Você está aqui: Página Inicial > Ubajara > Notícias > Conclusão de projeto revela detalhes preciosos da história de Ubajara
conteúdo

Notícias

Conclusão de projeto revela detalhes preciosos da história de Ubajara

Docente do campus e equipe de estudantes fomentam a preservação das memórias locais

última modificação: 11/11/2024 14h47
@ifceubajaraoficial

Após um ano de trabalho dedicado, finda a primeira edição do projeto "Construindo Memórias e Identidade Entre 1880 e 1915". Elaborada e desenvolvida pelo professor do IFCE campus Ubajara, Dr. José Enildo Elias Bezerra e equipe, composta pelos estudantes José Edmar da Silva Campos Filho e João Victor Higino de Medeiros, ambos do curso de Licenciatura Plena em Química do nosso campus, e João Manuel Monteiro da Silva (Licenciatura Plena em Física do IFCE campus Tianguá), a pesquisa fez um levantamento histórico fascinante, digitalizando 2.462 imagens que capturam detalhes preciosos da memória coletiva da cidade de Ubajara. Destes registros, 1.881 documentos históricos foram obtidos junto à Câmara de Vereadores, complementados por materiais raros gentilmente cedidos por famílias locais.

O projeto foi focado na preservação cultural do município de Ubajara, cujo acervo resultante ficará disponível para consulta e aprendizado no início do ano de 2025, proporcionando novas perspectivas para todos que desejam conhecer ou aprofundar-se  na história da nossa bela e querida cidade. "Um agradecimento especial ao povo solidário de Ubajara, que colaborou de forma fantástica com o projeto, especialmente os moradores do distrito de Araticum, onde encontramos registros inéditos que enriquecem ainda mais o nosso acervo histórico", expressou o professor Enildo Elias, mentor da pesquisa, reforçado também pelos agradecimentos de sua equipe.

Oportunamente, os pesquisadores convidam toda comunidade ibiapabana para participar da nova edição do projeto, que terá início neste mês de novembro de 2024, para a qual a  colaboração de todos será novamente fundamental na continuação desse valioso trabalho de resgate e valorização das nossas memórias. Mais informações em breve, no nosso portal oficial e nas redes sociais do campus. Acompanhe!