Você está aqui: Página Inicial > Ubajara > Notícias > Biblioteca recebe doação de livro escrito em Libras
conteúdo

Notícias

Biblioteca recebe doação de livro escrito em Libras

DOAÇÃO

última modificação: 11/12/2018 15h42
Exibir carrossel de imagens Lucilene Rocha Prof. Kácio doando o livro Ser para a biblioteca do campus

Prof. Kácio doando o livro Ser para a biblioteca do campus

O professor Kácio de Lima Evangelista doou vários livros para a biblioteca do IFCE campus de Ubajara, sendo um deles de própria autoria.

O livro intitulado “Ser” foi lançado este ano. Trata-se de uma coletânea de poesias de vários temas, mas, principalmente sobre a cultura surda. De acordo com o docente, é a primeira obra poética escrita no Brasil utilizando apenas o sistema de escritas da Língua de Sinais, o SignWriting.

A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida meio oficial de comunicação da comunidade surda brasileira em 2002, conforme a Lei nº 10.436 de 24/04/2002, conhecida como Lei de Libras.

O professor Kácio é formado em Letras-Libras pela Universidade Federal do Ceará, o que lhe permite estar apto para ensinar, pesquisar e usar várias formas de manifestações dessa língua, que possui o mesmo status de uma língua oral. “Esse livro é uma oportunidade para quem quiser conhecer a cultura surda e a língua brasileira de sinais. É um incentivo para quem busca novos conhecimentos”, disse, Kácio.

 A bibliotecária, Fernanda Holanda, responsável pela biblioteca do campus, comentou sobre a doação de livros feita pelo professor Kácio Evangelista. “Estão sendo muito apreciados pelos discentes, sobretudo pela atualidade dos títulos. Com relação à doação do livro Ser, de autoria dele mesmo, digo sem sombra de dúvida que o campus e a biblioteca de Ubajara são felizardos em ter uma obra de poesia concreta em Libras, publicação essa única em nosso país”.

 O livro Ser, de Kácio de Lima Evangelista está à venda pela Amazon.com.