Notícias
Acessibilidade Comunicacional é tema de pesquisa online do Napne de Ubajara
Coleta de dados é feita até o dia 12 de abril
Há muito, ouve-se falar sobre acessibilidade, mas é certo que essa igualdade de possibilidades ainda está evoluindo, quanto mais no que refere-se à comunicação. Aí é a hora da 'Acessibilidade Comunicacional' entrar em cena e contribuir para esse avanço! A Lei Federal Brasileira de Inclusão (LBI 13.146) explana comunicação como: “forma de interação dos cidadãos que abrange, entre outras opções, as línguas, inclusive a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizados e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, incluindo as tecnologias da informação e das comunicações”.
Com tudo isso em mente, é que o Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do campus Ubajara, desejando contar com a participação do máximo de pessoas possível, no período de 8 a 12 deste mês de abril, está realizando uma pesquisa online que visa coletar dados de percepção pessoal da comunidade acadêmica sobre esse tipo de acessibilidade chamado 'Acessibilidade Comunicacional', o qual estabelece acesso às informações e conhecimento também às pessoas com as primordialidades citadas anteriormente. Você poderá ter acesso ao questionário por meio do hiperlik em azul acima.
Aposte nesta atividade! Sua empatia e a tecnologia podem roper os limites do ver e ouvir, contribuindo, quem sabe, com uma futura comunicação global do entender e ser entendido.