Você está aqui: Página Inicial > Ubajara > Notícias > Em Ubajara, mais de 80% dos alunos participaram do Enade 2020
conteúdo

Notícias

Em Ubajara, mais de 80% dos alunos participaram do Enade 2020

Avaliação

última modificação: 27/04/2020 08h58

Em março, foi realizado o simulado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes(Enade), no campus de Ubajara. Na ocasião, foram convidados a participar alunos  do  primeiro ao sétimo período.

As provas foram realizadas no dia 04, nos turnos vespertinos e noturno, registrando uma presença expressiva dos estudantes do curso de Tecnologia em Gastronomia. O evento do Enade 2020 teve como objetivo conscientizar o corpo discente da importância desse exame, que tem como característica avaliar os cursos de Ensino Superior no Brasil e que tem como responsável pela elaboração o Instituto de Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep.

As provas aplicadas pela comissão organizadora do campus seguiu os procedimentos e recomendações do órgão do governo federal responsável pela elaboração, análises e execução das provas oficiais. O formato é de uma prova escrita, contendo cinco textos, sendo três nas áreas específicas e duas na formação geral.

A participação voluntária dos alunos de Gastronomia foi evidenciada durante a realização do processo, totalizando 87% no período vespertino e 82% noturno. O tipo de avaliação que é realizada pelo Inep acontece desde 2005 e o curso de Gastronomia já participou em anos anteriores.

Os alunos participaram de forma direta de um processo de avaliação, que embora seja uma simulação, que auxilia na formação tanto dos discentes, como dos docentes que após o simulado, podem selecionar e discutir em conjunto aspectos de conteúdos que servirão como base para o bom desempenho dos futuros Tecnólogos em Gastronomia.

A comissão local contou com a colaboração voluntária de dez alunos do Curso Superior de Química, que são participantes do programa de Residência Pedagógica e, em conjunto com os professores de Gastronomia realizaram atividades que compuseram a organização e a fiscalização das provas do simulado.

O Enade acontece todos os anos em cursos de diferentes áreas, realizado por meio de uma convocação para alunos do primeiro ao último semestre. Os selecionados têm que realizar de forma obrigatória o exame, condição  indispensável para emissão do histórico escolar, contudo, os discentes  podem realizar a prova de forma voluntária.

O exame confere a qualidade dos cursos e o rendimento de seus alunos em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Também, deve-se levar em consideração que os conceitos atribuídos aos cursos variam entre 1 e 5. Tais notas ajudam as instituições a observar os valores relativos entre as demais e ao público interessado em participar de um curso de Tecnologia em Gastronomia e a conhecer o desempenho dos cursos superiores oferecidos pelo IFCE.

A coordenação do curso de Gastronomia continuará desenvolvendo projetos que tenham por finalidade analisar a formação dos futuros Gastrônomos,  buscando sempre refletir nas competências e habilidades construídas ao longo do curso.

(Texto produzido pela coordenação do curso de Gastronomia)

Lucilene Rocha - colaboradora da comunicação social/campus Ubajara