O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFCE campus Ubajara, além de auxiliar no direcionamento de estudos, pesquisas e ações de extensão que promovam a reflexão sobre as questões étnico-raciais, tem o foco de promover ações afirmativas sobre Africanidade, Cultura Negra e História do Negro no Brasil e sobre as questões indígenas. Sua missão é sistematizar, produzir e difundir conhecimentos, fazeres e saberes que contribuam para a promoção da equidade racial e dos Direitos Humanos, sob a perspectiva da superação do racismo e de outras formas de discriminações; ampliando e consolidando a cidadania e os direitos das populações negras e indígenas no Brasil, no Ceará e, especialmente, no âmbito do IFCE. Data da implantação: 13 de maio de 2023; Coordenador: Renan Gomes Rebouças; Contato: (88) 3634-9615.
campus_ubajara
Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD)
O Programa de Bolsas IFCE Internacional visa consolidar a internacionalização do IFCE, propiciando a interiorização destas ações, bem como oportunizar a participação de alunos de diferentes níveis de ensino, oportunizando a participação de discentes do ensino técnico cuja oferta para mobilidade internacional é quase inexistente. A fim de intensificar as atividades já desenvolvidas com instituições de ensino estrangeiras parceiras do IFCE, os discentes selecionados pelo presente edital serão enviados para cursar um semestre acadêmico nessas instituições.
É uma política pública voltada a concessão de auxílio financeiro aos estudantes, sobretudo, aos estudantes quilombolas, indígenas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições federais de ensino superior e assim contribuir para a permanência e a diplomação dos beneficiados.
Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificação Profissional.
Neste espaço, você encontrará informações sobre os critérios utilizados para identificar os bens antieconômicos, o procedimento para solicitar a inclusão de bens na lista de desfazimento, bem como, os trâmites legais e administrativos envolvidos no processo.
A heteroidentificação é um procedimento complementar à autodeclaração racial, destinando-se às pessoas candidatas que se autodeclararam negras pretas ou negras pardas no ato da inscrição em processo seletivo do IFCE. Durante o procedimento, a Comissão Local de Heteroidentificação fará uma análise exclusivamente fenotípica da pessoa candidata. Isso significa que serão analisadas as características físicas, ou seja, aquelas características que podem tornar o(a) candidato(a) uma vítima direta de racismo ou discriminação racial.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
- « Anterior
- 1
- 2