Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Técnica para reúso de efluentes é exposta no RS
conteúdo

Notícias

Técnica para reúso de efluentes é exposta no RS

PESQUISA

Estudos apontaram eficiência no uso de sementes de moringa para o reúso da água oriunda de oficinas de veículos em Tabuleiro do Norte
última modificação: 05/04/2018 10h49
Exibir carrossel de imagens Aluno Antônio José apresenta sementes de moringa utilizadas na pesquisa.

Aluno Antônio José apresenta sementes de moringa utilizadas na pesquisa.

Pesquisadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte, vão expor, durante o 6º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (Fiema Brasil), que ocorre de 10 a 12 de abril, em Bento Gonçalves (RS), os resultados do estudo sobre o uso de semente de moringa para o tratamento de água oriunda de oficinas de lavagem de veículos e de troca de óleo. O trabalho tem autoria do estudante Antônio José da Silva Souza, do 2º ano do curso técnico integrado em Manutenção Automotiva, e dos professores Wyllame Gondim e Erbênia Lima, em parceria com Regina Marques, docente da Universidade Potiguar (UNP).

Com o tema "Tratamento de efluentes de oficinas automotivas para o reúso usando sementes de moringa", o estudo utilizou o pó da semente de moringa com a finalidade de recuperar a água utilizada em oficinas do município de Tabuleiro do Norte, tornando-a apta para o reúso e reduzindo o impacto do descarte sem tratamento no meio ambiente, tendo em vista a presença de concentrações de óleo e de graxa. A partir de um processo realizado em laboratório, foi identificada uma remoção de óleo em água de 97% com o pó da semente.

Os resultados da pesquisa serão apresentados pelo estudante Antônio José aos participantes do Congresso, que, na edição deste ano, tem como tema "Inovação com sustentabilidade em temos de mudança". Para o estudante, trata-se de uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento. "Eu sei que vai trazer muito retorno pra mim. É uma das viagens mais importante da minha vida", afirma.

Já na avaliação do professor Wyllame Gondim, é necessário destacar o envolvimento do discente na atividade de pesquisa e as contribuições para a vida acadêmica. "A participação do aluno Antônio José no 6º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente será importante para a sua formação acadêmica, além de estimular a pesquisa e a busca de conhecimentos científicos, será um momento de compartilhar informações com os participantes do evento".

Além do trabalho sobre o uso de sementes de moringa, será exposto no Congresso o resultado da pesquisa sobre a "Ocupação desordenada e contaminação da sub-bacia do Baixo Jaguaribe", de autoria dos professores Joceli Noronha e Wyllame Gondim, do campus Tabuleiro do Norte.

MAIS INFORMAÇÕES
6º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente
10 a 12 de abril
Site: siambiental.ucs.br/congresso