Notícias
Técnica para reúso de efluentes é exposta no RS
PESQUISA
Aluno Antônio José apresenta sementes de moringa utilizadas na pesquisa.
Pesquisadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte, vão expor, durante o 6º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (Fiema Brasil), que ocorre de 10 a 12 de abril, em Bento Gonçalves (RS), os resultados do estudo sobre o uso de semente de moringa para o tratamento de água oriunda de oficinas de lavagem de veículos e de troca de óleo. O trabalho tem autoria do estudante Antônio José da Silva Souza, do 2º ano do curso técnico integrado em Manutenção Automotiva, e dos professores Wyllame Gondim e Erbênia Lima, em parceria com Regina Marques, docente da Universidade Potiguar (UNP).
Com o tema "Tratamento de efluentes de oficinas automotivas para o reúso usando sementes de moringa", o estudo utilizou o pó da semente de moringa com a finalidade de recuperar a água utilizada em oficinas do município de Tabuleiro do Norte, tornando-a apta para o reúso e reduzindo o impacto do descarte sem tratamento no meio ambiente, tendo em vista a presença de concentrações de óleo e de graxa. A partir de um processo realizado em laboratório, foi identificada uma remoção de óleo em água de 97% com o pó da semente.
Os resultados da pesquisa serão apresentados pelo estudante Antônio José aos participantes do Congresso, que, na edição deste ano, tem como tema "Inovação com sustentabilidade em temos de mudança". Para o estudante, trata-se de uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento. "Eu sei que vai trazer muito retorno pra mim. É uma das viagens mais importante da minha vida", afirma.
Já na avaliação do professor Wyllame Gondim, é necessário destacar o envolvimento do discente na atividade de pesquisa e as contribuições para a vida acadêmica. "A participação do aluno Antônio José no 6º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente será importante para a sua formação acadêmica, além de estimular a pesquisa e a busca de conhecimentos científicos, será um momento de compartilhar informações com os participantes do evento".
Além do trabalho sobre o uso de sementes de moringa, será exposto no Congresso o resultado da pesquisa sobre a "Ocupação desordenada e contaminação da sub-bacia do Baixo Jaguaribe", de autoria dos professores Joceli Noronha e Wyllame Gondim, do campus Tabuleiro do Norte.
MAIS INFORMAÇÕES
6º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente
10 a 12 de abril
Site: siambiental.ucs.br/congresso