Notícias
Tabuleiro do Norte lança projeto "Tamo Junto!"
TUTORIA
Para lidar com o distanciamento físico da comunidade discente durante as atividades remotas, o Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte, está lançando o projeto de intervenção pedagógica "Tamo Junto! – Mesmo longe, somamos esforços". A iniciativa abrange, inicialmente, as duas turmas de terceiro ano integrado da unidade. Por meio dele, servidores vão acompanhar o dia a dia dos estudantes, com orientações sobre os estudos e a identificação de problemas.
"Um desafio que temos observado com o novo modelo é a dificuldade que o aluno está tendo nessa proficiência digital de acessar os sistemas, informar-se sobre as atividades, de dedicar parte do dia ao estudo, concentração, preparação do ambiente em casa para um melhor aproveitamento dos estudos, entrega de atividades. Toda essa rotina de estudo foi modificada. Hoje, eles estão tendo de ter um nível de autonomia e responsabilidade, que muitos não estavam absolutamente preparados", relata o chefe do departamento de Ensino do campus, Adriano Lima.
Por meio do projeto, as turmas foram divididas em grupos compostos por até três estudantes. Cada grupo conta com um tutor, que irá acompanhar diariamente a rotina do estudante. Os tutores são servidores do campus Tabuleiro do Norte, voluntariamente engajados no projeto. O objetivo é que a ação do tutor seja capaz de aproximar o campus e o aluno, identificando situações que demandem algum tipo de assistência, seja de ordem pedagógica, familiar, financeira ou psicológica.
"O tutor entra em contato com o aluno, pergunta como ele está, escuta os anseios dos alunos, identifica se houve algum problema de ordem familiar. Então, por esse contato, mais individualizado, a gente consegue captar informações que, durante as atividades remotas, a gente não conseguia", complementa Adriano Lima.
Os estudantes do terceiro ano foram os primeiros, na modalidade Integrado, a retomarem as atividades de forma remota no campus Tabuleiro do Norte. Desde o dia 25 de maio, as turmas têm acesso a uma série de atividades remotas de ensino programadas pelos docentes, conforme as orientações vigentes da Pró-reitoria de Ensino (Proen).
Marcelo Andrade – campus Tabuleiro do Norte