Notícias
Tabuleiro do Norte ganha Licenciatura em Letras
NOVOS CURSOS
A comunidade tabuleirense passará a contar, a partir do primeiro semestre de 2020, com o primeiro curso de nível superior presencial a ser ofertado no município gratuitamente. A criação da Licenciatura em Letras com dupla habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa foi autorizada, nesta quarta-feira (11), durante reunião do Conselho Superior (Consup) do IFCE, em Fortaleza. O órgão também autorizou a abertura do curso técnico em Eletromecânica, que será ofertado na modalidade integrado ao Ensino Médio.
Com a aprovação, o IFCE consolida-se como a primeira instituição de ensino a oportunizar aos tabuleirenses e comunidades vizinhas o acesso ao ensino superior público e de qualidade. A Licenciatura em Letras terá duração de nove semestres e será ofertada no turno da manhã. O ingresso será semestral por meio da oferta de 35 vagas. Atualmente, o campus conta com um corpo docente de 11 servidores, que irão atuar no novo curso. O processo seletivo para formação da primeira turma deve ser aberto nas próximas semanas.
A oferta de cursos de licenciatura é uma das exigências da lei de criação dos Institutos Federais. Assim, 20% dos cursos ofertados pelos IFs devem ser licenciaturas, outros 50% devem ser cursos técnicos e o restante, 30%, cursos de tecnologia e bacharelados. Atualmente, o campus Tabuleiro do Norte oferta cinco cursos técnicos nas áreas de Manutenção Automotiva, Petróleo e Gás, Soldagem, Instrumento Musical e Administração.
A criação da Licenciatura em Letras com habilitação em Português e em Inglês foi referendada pela comunidade em audiência pública realizada, no campus Tabuleiro do Norte, em 12 de abril de 2018. Na época, foi apontada a ausência desse tipo de curso na região, de forma que permitisse a dupla habilitação aos profissionais formados.
"Nosso campus vem trabalhando com bastante afinco há algum tempo na construção do curso de Letras, com a elaboração de uma matriz curricular que forneça uma formação acadêmica e prática bastante completa. A chegada de novos professores ao campus deu uma grande impulsionada na construção do curso e, agora, estamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados para atender à demanda que já se inicia no próximo semestre", explica a coordenadora do Curso de Letras, professora Cristiane Cruz.
Além de representar um marco histórico em Tabuleiro do Norte, a oferta do primeiro curso superior vai contribuir significativamente para o desenvolvimento da educação no município e em cidades vizinhas, uma vez que os egressos do curso estarão habilitados a atuar na carreira de professor. Outra contribuição será por meio das atividades extracurriculares, quando os futuros alunos terão a oportunidade de estagiar em instituições de ensino da região. "Isso representa uma abertura para mais oportunidades para os nossos jovens, que sonham em atuar na área do ensino ou em línguas", argumenta o diretor-geral do campus Tabuleiro do Norte, professor Sildemberny Souza.
ELETROMECÂNICA
O técnico integrado em Eletromecânica, cuja criação também foi autorizada pelo Consup, nesta quarta, vai ampliar as oportunidades de formação profissional na área, uma vez que o curso será integrado ao Ensino Médio. Ou seja, no período de três anos, o aluno cursará o ensino médio e o ensino técnico ao mesmo tempo. Ao final, obterá o diploma do Ensino Médio e o certificado de técnico emitidos pelo IFCE. O curso vai disponibilizar, anualmente, 35 vagas. A abertura da primeira turma está prevista para 2021.1.
A oferta do curso de Eletromecânica atende demanda da comunidade e visa preencher uma lacuna no setor produtivo da região, caracterizado pela forte presença de empreendimentos ligados ao segmento metalomecânico. Um dos destaques é o Polo Metalomecânico de Tabuleiro do Norte, cuja obra é conduzida pelo governo do estado em ritmo avançado.
NOVOS CURSOS APROVADOS
|
|
Licenciatura em Letras
(Português/Inglês)
Duração: 9 semestres
Turno: manhã
Vagas: 35
Ingresso: semestralmente
|
Técnico em Eletromecânica
Duração: 3 anos
Modalidade: Integrado
Turno: integral
Vagas: 35
Ingresso: anualmente
|