Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Tabuleiro do Norte é contemplado com restaurante acadêmico
conteúdo

Notícias

Tabuleiro do Norte é contemplado com restaurante acadêmico

INVESTIMENTO

Unidade é um dos 12 campi que vão receber o novo equipamento
última modificação: 20/10/2023 08h33
Projeto da fachada do novo restaurante acadêmico do campus Tabuleiro do Norte

Projeto da fachada do novo restaurante acadêmico do campus Tabuleiro do Norte

O Instituto Federal do Ceará publicou, nessa terça-feira (17), no Diário Oficial da União, o aviso de licitação para construção de novos restaurantes acadêmicos. No total, serão 12 unidades localizadas no Interior e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Entre os campi contemplados, está o de Tabuleiro do Norte. Para a construção dos restaurantes, o IFCE destinou pouco mais de R$20 milhões em orçamento. O montante foi viabilizado por meio de emenda ao orçamento proposta pelo deputado federal AJ Albuquerque.

O novo restaurante acadêmico irá qualificar a estrutura de atendimento aos estudantes do campus Tabuleiro do Norte. O equipamento vai contar com uma área construída de 716 metros quadrados, permitindo assim que o salão receba, simultaneamente, até 288 estudantes. Além disso, o restaurante vai contar com cozinha industrial própria, viabilizando a manipulação e a preparação de toda a alimentação dos estudantes no campus, com o acompanhamento dos profissionais de Nutrição. O projeto inclui ainda sala de reunião, sala para preparação dos alimentos, dispensa, banheiros e área de descarga.

Projeto da fachada do novo restaurante acadêmico do campus Tabuleiro do Norte

"É importante dizer que há alguns anos a gente trabalhava nesse pleito. O projeto já constava no rol de possibilidades da Reitoria como investimento para o campus.  Reforçamos o pedido a alguns vereadores e à prefeitura municipal. Este ano, graças a uma ação direta do deputado federal AJ Albuquerque, ele que coordenou a Comissão de Educação na LDO, o IFCE recebeu esses recursos. Uma parcela desse recurso que chegou ao IFCE está sendo canalizada para o campus Tabuleiro do Norte", explica Sildemberny Souza, diretor-geral do campus.

Ainda segundo o diretor-geral, além do aumento da capacidade, o novo restaurante vai permitir que os profissionais de campus acompanhem de perto a preparação de todos os alimentos servidos aos estudantes. "O restaurante vai trazer mais segurança alimentar aos nossos alunos, pois vamos trazer pra dentro do IFCE toda a produção da alimentação dos nossos alunos", destaca.

Atualmente, o refeitório estudantil do campus tem capacidade para 90 pessoas simultaneamente e fornece, em média, 120 refeições no almoço. Com o novo restaurante, além do almoço, a merenda fornecida nos três turnos aos estudantes será preparada e fornecida no novo local.