Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Servidores conhecem cursos integrados em Caucaia

Servidores conhecem cursos integrados em Caucaia

VISITA TÉCNICA

Técnicos administrativos e professores do campus de Tabuleiro do Norte tiveram uma tarde para trocar experiências, que podem ser implementadas com os novos cursos integrados em Manutenção Automotiva e Petróleo e Gás
última modificação: 10/10/2016 08h49
Marcelo Andrade - Jornalista
Exibir carrossel de imagens Foto - Marcelo Andrade

A partir de janeiro de 2017, o Instituto Federal do Ceará, campus de Tabuleiro do Norte, inicia as atividades dos cursos integrados em Petróleo e Gás e em Manutenção Automotiva. É a primeira vez, na cidade, que o IFCE oferta essa modalidade de ensino, direcionada para os estudantes que estão concluindo o ensino fundamental e iniciando o ensino médio. Como parte do processo de implantação dos cursos, técnicos administrativos e professores do campus de Tabuleiro do Norte visitaram, na última quinta-feira (6), o campus de Caucaia. Desde janeiro de 2015 que a cidade, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, dispõe de três cursos integrados, ofertados pelo IFCE nas áreas de petroquímica, eletroeletrônica e metalurgia.

Durante a visita técnica, os servidores puderam conhecer todas as medidas pedagógicas, administrativas e de infraestrutura adotadas pelo campus de Caucaia para a oferta dos cursos integrados. Conforme Marcel Ribeiro, diretor de Ensino do campus de Caucaia, um dos pontos que merecem destaque é o maior pertencimento do aluno do curso integrado à instituição.

"O aluno do curso integrado passa o dia na instituição. Ele passa metade da adolescência aqui. Ele assimila a instituição no que ele faz. Então, ele acaba agregando a vida dele ao IFCE. Pertence muito mais à instituição. Isso é um desafio. Às vezes, as pessoas, por estarem acostumadas com o modelo do ensino superior, não conseguem compreender essa dinâmica de funcionamento do curso integrado."

RESULTADO
Após a visita, o coordenador de Pesquisa e Extensão do campus de Tabuleiro do Norte, Adriano Lima, fez uma avaliação da experiência, destacando os desafios de implantação dos cursos integrados. "Esse primeiro contato com o campus Caucaia foi positivo, porque pudemos conhecer o que é ter um curso integrado. São muitos os desafios logísticos, estruturais e pedagógicos. É importante saber o envolvimento que é necessário ter, entre os servidores, para o fortalecimento do curso integrado."

No dia 1º de novembro, será divulgado o resultado preliminar para as 70 vagas ofertadas nos cursos integrados em Petróleo e Gás e Manutenção Automotiva, no campus de Tabuleiro do Norte. Os selecionados devem efetuar a pré-matrícula nos dias 16 e 17 de novembro, nos horários de 8h as 12 e de 14h as 17h. A ausência no dia e horário marcados resultará na perda da vaga.