Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Semana do Meio Ambiente debate crise hídrica
conteúdo

Notícias

Semana do Meio Ambiente debate crise hídrica

TABULEIRO DO NORTE

Evento acontece nos dias 6 e 7 de junho, no campus de Tabuleiro do Norte. Programação é aberta à comunidade
última modificação: 05/06/2017 10h42
Marcelo Andrade - Jornalista

A crise hídrica que atinge o Ceará desde 2012 vai ser o foco das discussões da III Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte. Mesmo registrando, em 2017, chuvas dentro da média histórica, o volume de água dos reservatórios cearenses ainda é crítico. Consequência do período de seca que atingiu o território cearense entre os anos de 2012 e 2016. Dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) mostram que o volume total armazenado nos 153 reservatórios monitorados pelo órgão é de apenas 12%.

Frente ao quadro de escassez de água, especialistas e comunidade em geral estarão reunidos, nos próximos dias 6 e 7 de junho, no campus de Tabuleiro do Norte, para debater o uso da água. Na abertura do evento, haverá apresentações artísticas dos alunos do campus de Tabuleiro do Norte, bem como a entrega da premiação do Concurso de Redação, cujo tema é "A crise hídrica no Ceará". Ainda no primeiro dia, a programação inclui a exibição do documentário Sweet Venom, seguindo pelo debate com os co-produtores do filme Waleska Santiago e Melquíades Júnior e os professores Bernadete Freitas, Afonso Odério e Danielle Gurgel.

No quarta-feira (7), a programação do evento inclui, pela manhã, uma visita técnica à barragem do Figueredo, no município de Alto Santo. Para acompanhar a visita é necessário efetuar a inscrição. A atividade será coordenada pelo professor Paulo Lima de Freitas (IFCE, campus Limoeiro do Norte). Pela tarde, acontece a mesa-redonda "A Crise Hídrica no Ceará: Ações e Perspectivas", com a participação do professor Paulo Lima de Freitas, da professora Érica Pontes (Ceará no Clima) e do deputado estadual Renato Roseno (PSOL). As atividades serão encerradas com apresentação do grupo de dança contemporânea Akatus.

A realização da Semana do Meio Ambiente faz alusão ao dia mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o dia 5 de junho. Nas últimas edições, o evento abordou temáticas como a preservação do Rio Jaguaribe e o saneamento básico.

PROGRAMAÇÃO

6 de Junho | Terça-feira
Manhã - Auditório

10h00min | Abertura – Palavra do diretor-geral do campus, Francisco Sildemberny de Souza dos Santos, e da organização do evento

10h30min |Apresentação artística (alunos do integrado - Manutenção Automotiva)

11h00min | Premiação do Concurso de Redação Exposição do Concurso de Fotografia

11h30min | Apresentação teatral (alunos do integrado - Petróleo e Gás)

Tarde - Área de Convivência

13h00min | Exposição e avaliação dos trabalhos tecnológicos coordenados pelo prof. Francisco Holanda Soares Júnior

15h00min | Intervalo

15h30min | Auditório - Animação: Comida que alimenta (5 min.) - Animação que explica o que é agroecologia e a importância da alimentação orgânica.

15h45min |Cine Debate: Documentário Sweet Venom "Doce Veneno" (18 min.) Documentário que retrata o uso de agrotóxicos e os impactos que isso acarreta na saúde das pessoas. Gravado nos Estados Unidos e no Brasil, o documentário independente Sweet Venom (Doce Veneno) mostra como vivem as pessoas que plantam o que vai para a nossa mesa todos os dias. Muito mais que cor e sabor, o impacto do uso de pesticidas no mundo traz uma dor invisível. Mediadora: Profa. Dra. Ana Raquel de Oliveira Mano. Debatedores: Co-produtores do filme Waleska Santiago e Melquíades Júnior. (Videoconferência). Professores convidados: Profa. Ma. Bernadete Freitas, Prof. Dr. Afonso Odério Nogueira Lima e Profa. Dra. Danielle Gurgel

7 de Junho | Quarta-feira

Manhã

07h00min | Visita técnica à Barragem do Figueredo, município de Alto Santo/ CE. Coordenador: Prof. D.Sc. Paulo Lima de Freitas / Objetivo: Conhecer a estratégia de combate à seca na região do Médio Jaguaribe, por meio da construção de barragem para aproveitamento da água das chuvas. / Público-alvo: inscritos no evento. (Confirmar interesse no ato da inscrição). Transporte: veículo oficial (ônibus).

Tarde - Área de Convivência

13h00min | Recepção e contabilização do material da Gincana Meio Ambiente, Educação e Tecnologia coordenada pela Profa. Ana Raquel de Oliveira Mano

15h15min | Auditório - Apresentação Musical - Rodney Sousa, Talita Oliveira e Marcello Anderson

15h30min |Mesa-redonda: A Crise Hídrica no Ceará: Ações e Perspectivas Convidados: Prof. Dr. Paulo Lima de Freitas (Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela UFC, Docente do Instituto Federal do Ceará, campus de Limoeiro do Norte); Dep. Estadual pelo PSOL Renato Roseno; Profa. Dra. Erica Pontes (Doutora em Geografia pela UFC, integrante do Ceará no Clima e Militante Ecossocialista). Mediador: Prof. Dr. Emilio Tarlis Mendes Pontes (Doutor em Geografia pela UFPE e Docente do Instituto Federal do Ceará, campus Tabuleiro do Norte).

16h35min | Apresentação artística - Grupo de Dança Contemporânea Akatus

17h00min | Palavra da coordenação-geral do evento - Encerramento do evento

 

 

SERVIÇO
III Semana do Meio Ambiente
6 e 7 de junho
Local: Campus de Tabuleiro do Norte