Notícias
Reitor do IFCE recebe título de cidadão tabuleirense
RECONHECIMENTO
A Câmara Municipal de Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, aprovou a concessão do título de cidadão tabuleirense ao reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), professor Virgílio Augusto Sales Araripe. Trata-se da principal honraria concedida a personalidades que tenham prestado serviços relevantes ao município. O título também foi concedido ao professor José Façanha Gadelha, atualmente ocupando o cargo de coordenador de implantação do anexo da Cidade Alta, em Limoeiro do Norte. O projeto é de autoria da presidente da Câmara Municipal, Clenilda Chaves.
À frente da gestão do IFCE, o professor Virgílio Augusto Sales Araripe contribuiu para a consolidação do campus do IFCE em Tabuleiro do Norte, por meio do atendimento das demandas da comunidade para abertura dos cursos técnicos em Soldagem, Administração e Instrumento Musical, bem como a implantação da modalidade de curso técnico integrado ao ensino médio. Também foram alocados recursos que permitiram a construção de um bloco didático, de cinco novas salas de aula e de um espaço de vivência. Já o professor José Façanha, liderou a implantação do campus avançado de Tabuleiro do Norte até alcançar o status de campus independente da unidade de Limoeiro do Norte.
"O título de cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal", destaca a presidente do legislativo municipal e autora do projeto.
Para o reitor do IFCE, a homenagem é compartilhada com todos que lutam em prol da educação no Ceará, em especial, os servidores e alunos do IFCE. "Nós trabalhamos em prol da educação em todo o Ceará. Quando vem o reconhecimento de um município, a gente sempre se sente surpreso, pois trabalhamos para cumprir o nosso dever. Isso está partindo da população e nos anima", afirma o professor Virgílio.
A entrega do título de cidadão tabuleirense aos professores Virgílio Araripe e José Façanha ocorre, neste sábado, às 16h, no auditório da Escola Estadual Avelino Magalhães, em sessão solene da Câmara Municipal, em comemoração aos 61 anos de emancipação do Município.