Notícias
Tabuleiro chega à final do Corredores Digitais
INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Sintia Sousa chegou à fase final dos Corredores Digitais com o projeto Manipulador Robótico Didático.
Tirar uma ideia do papel, buscar investidores e colocá-la à disposição do mercado. Essa jornada é típica de diversos empreendedores que buscam inovar no dia a dia. Foi em busca desse objetivo que a estudante Sintia Sousa, do curso técnico em Soldagem e ex-aluna do técnico em Petróleo e Gás, e o ex-aluno do curso técnico em Manutenção Automotiva Uberlan Gondim emplacaram dois projetos no Programa Corredores Digitais, do Governo do Estado. Ambos alcançaram a fase final, concorrendo com outros 200 projetos. O que há em comum entre as duas propostas? Elas surgiram e foram desenvolvidas ou aprimoradas em sala de aula por estudantes do IFCE, campus de Tabuleiro do Norte.
A proposta apresentada pela estudante Sintia Sousa, junto com a equipe composta pelos professores Samuel Lemos e Josias Guimarães, é de um manipulador robótico didático. Na prática, trata-se de um braço robótico de baixo custo, feito com acrílico e acionado por arduino, que pode ser utilizado por escolas com a finalidade de facilitar o processo de aprendizagem de novas tecnologias.
"A ideia foi lançada a partir de um projeto já existente no campus, de autoria do professor Josias, e eu era apenas voluntária. Apareceu os Corredores e algumas pessoas incentivaram. Eu modifiquei o acionamento, era acionado por CLP e coloquei pra acionar por arduino, um acionamento de baixo custo", explica a estudante.
Já o projeto de Uberlan Gondim, que compõe uma equipe junto com Victor Gondim e com Regina Dias, permite o acionamento de veículos e até mesmo o monitoramento a distância por meio de aplicativo. Batizado de "Connect Car", a proposta surgiu a partir de uma atividade em sala de aula, que foi aprimorada e apresentada durante a Mostra Tecnológica realizada pelo campus de Tabuleiro do Norte. Conforme Uberlan Gondim, o projeto valoriza diferenciais como conforto e segurança.
"Conforto por poder ligar o carro, quando ele estiver no estacionamento, ao sol. Antes de chegar ao carro, eu posso ligar o ar-condicionado para resfriar. Segurança porque, por meio de aplicativo, posso localizar onde está meu carro. Se ele for furtado, eu posso bloqueá-lo, sem precisar de uma empresa. O condutor mesmo pode fazer isso", ressalta Uberlan.
INSCRIÇÕES
Estimular a inovação e o empreendedorismo é um dos objetivos do Programa Corredores Digitais, destaca Marília Coelho, representante da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), pasta responsável pelo Programa Corredores Digitais. As inscrições para a edição 2018 estão abertas até o dia 20 de maio pela internet. Os interessados devem formar uma equipe, de dois a quatro membros, e ter mais de 16 anos de idade. No campus de Tabuleiro do Norte, a Coordenação de Pesquisa e Extensão (Copex) estará de plantão, até o dia 18 de maio, para auxiliar os estudantes interessados em inscreverem algum projeto.
"Às vezes, os alunos fazem muitos projetos bons para apresentarem em feiras, mas aquilo não vai pra frente. Isso pode virar um negócio. No Programa Corredores Digitais, a gente vai auxiliar, principalmente, a modelagem do negócio", enfatiza Marília Coelho.
SAIBA MAIS
Inscrições para o Programa Corredores Digitais
Até 20 de maio
Acesse o link: sct.ce.gov.br/corredoresdigitais