Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Projeto tabuleirense é contemplado pelo programa Centelha
conteúdo

Notícias

Projeto tabuleirense é contemplado pelo programa Centelha

Além do aporte de recurso, projeto torna-se uma startup
última modificação: 29/12/2023 13h38
Exibir carrossel de imagens Smartmonitor torna-se a primeira startup do campus Tabuleiro do norte

Smartmonitor torna-se a primeira startup do campus Tabuleiro do norte

O Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte, foi contemplado pelo programa Centelha com a seleção do projeto "Solução inteligente para monitoramento e controle de água em tempo real - SmartMonitor". O Centelha é um dos principais programas de inovação e empreendedorismo do país, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), executado no Ceará por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Essa conquista vai permitir que a ideia nascida em sala de aula se transforme em empresa. O mesmo projeto já tinha sido contemplado pelo edital Inova IFCE.

Conforme o professor Jarbas Vidal, coordenador do Laboratório de Pesquisa, Inovação e Software (Lapis), o projeto alcança um novo estágio, transformando-se em uma startup. "Em 2022, submetemos o projeto ao edital Centelha CE. Fomos aprovados nas três fases. Agora estamos em fase de contratação para receber um aporte de R$86 mil, além de mais R$3 mil de contrapartida do projeto. Para essa contratação, nós criamos o primeiro CNPJ nascido dentro do IFCE, que culminou na startup Resourcify", explica o docente.

Dentro do projeto, os pesquisadores do IFCE desenvolveram um software e um hardware que se comunicam e permitem o monitoramento instantâneo do consumo de água. Além de ser uma solução tecnológica ambiental, a novidade é um importante aliado às práticas de racionalização do consumo, evitando desperdício e surpresas na conta. O produto já está em teste no campus Tabuleiro do Norte.

Smartmonitor instalado no campus Tabuleiro do Norte em fase de teste. 

"O hardware é instalado na tubulação de água, assim conseguimos realizar o controle e acompanhamento em tempo real, ainda utilizamos gráficos e dashboard para análises. Dentro dessa proposta, estamos validando algoritmos de machine learning para identificar padrões de consumo, possibilitando identificar previamente futuras avarias ou desperdícios", explica Jarbas Vidal.

As atividades do projeto no programa Centelha iniciam em janeiro de 2024 e, conforme o planejamento, a expectativa é de comercialização da solução pela startup até dezembro de 2024.