Notícias
Pesquisa é selecionada para congresso na Holanda
TABULEIRO DO NORTE
Professor Marcello Anderson aponta necessidade de previsibilidade da geração de energia solar.
Os docentes do campus de Tabuleiro do Norte Marcello Anderson Ferreira e Rodnei Regis de Melo e os ex-alunos Josileudo Rodrigues Leite e Gessica Kelly Laureano Rodrigues tiveram um trabalho selecionado para apresentação na 33ª edição da European Photovoltaic Solor Energy Conference and Exhibition, que acontece em Amsterdã, na Holanda, entre os dias 25 e 29 de setembro. A pesquisa (Balance of Electric Energy in Brazil and the ARIMA Method Applied to Solar Predictability) traça um perfil da matriz energética nacional e aponta um método de previsibilidade de geração de energia solar.
Conforme o professor Marcello Anderson, foi realizado um levantamento sobre a produção energética brasileira, que aponta a dependência da geração hidráulica. "Quando passamos por um período de estiagem, a nossa matriz energética sofre algumas consequências. A gente tem a necessidade de diversificar a matriz energética brasileira", explica.
O trabalho também aponta a expansão de fontes alternativas, como a eólica e a solar no País. Essa realidade, explica Marcello Anderson, exige métodos que possam prever a quantidade de energia que será gerada: "Pra que essa necessidade? Você tem de fazer um casamento da produção de eletricidade com a demanda. Se você tem mais gente consumindo, você tem de gerar mais eletricidade. Como a geração de energia solar é intermitente, nós precisamos de métodos que desenvolvam essa previsibilidade da disponibilidade de energia solar, para saber se com essa fonte eu consigo suprir a demanda".
Ainda segundo o docente, o objetivo dessa pesquisa é oferecer um mecanismo de facilitação da implementação da energia solar na matriz energética brasileira e, consequentemente, mundial: "A nossa pesquisa atua em uma grande área em desenvolvimento no País e no mundo".
Além dos docentes e dos ex-alunos do campus de Tabuleiro do Norte, o artigo conta com a coautoria dos pesquisadores Paulo Cesar Marques de Carvalho, Fernando Luiz Marcelo Antunes e Deivid Matias de Freitas, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC).