Notícias
Pais participam da primeira reunião do ano em Tabuleiro
ENSINO
O Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Tabuleiro do Norte, realizou, nesta quinta-feira (12), a primeira reunião com os pais dos alunos matriculados nos cursos técnicos integrados em Manutenção Automotiva e em Petróleo e Gás. Os estudantes ingressaram no IFCE, no final do ano passado, após processo seletivo, totalizando 70 novos alunos. O ano letivo se inicia no dia 23 de janeiro.
Durante a reunião, foram apresentados detalhes sobre o funcionamento dos cursos técnicos integrados, a estrutura do campus e as rotas escolares que vão atender aos alunos. Além disso, conforme Elissandra Vasconcellos, coordenadora técnico-pedagógica do campus de Tabuleiro do Norte, esse encontro teve como objetivo estabelecer uma parceria entre escola e família.
"Explicamos às famílias como elas podem estimular os estudantes em seu cotidiano. Os pais precisam saber que, quando frequentam as reuniões de pais e mestres e mantém um diálogo constante com os profissionais, que cuidam da educação do seu filho, conseguem esclarecer todas as dúvidas e, portanto, sentem-se mais seguros", explica a coordenadora.
Ainda de acordo com Elissandra Vasconcellos, o maior envolvimento dos pais no acompanhamento das atividades escolares dos filhos representa um significativo avanço no processo de formação dos próprios estudantes: "Quando a família e a escola estão juntas com o mesmo objetivo tudo flui de maneira mais fácil".
PARTICIPAÇÃO
Reginildo Pereira Mendes foi um dos pais que compareceram a reunião. Ao lado da filha, que vai ingressar no curso de Petróleo e Gás, ele destacou a alegria pela conquista de uma vaga no IFCE: "Eu estou muito contente por participar da reunião. Se o aluno realmente quiser, é uma oportunidade para crescer. Vou batalhar para que minha filha se esforce".
Esta é a primeira vez que o campus de Tabuleiro do Norte oferta curso técnico integrado. Foram disponibilizadas 35 vagas para Manutenção Automotiva e outras 35 para Petróleo e Gás. Na modalidade integrado, os estudantes cursam o ensino médio junto com o ensino técnico profissionalizante.