Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Mercado requer qualificação
conteúdo

Notícias

Mercado requer qualificação

SOLDAGEM

Empresas do Vale do Jaguaribe procuram mão de obra qualificada para desenvolvimento do polo metalomecânico
última modificação: 08/03/2017 11h06
Marcelo Andrade - Jornalista
Curso técnico em Soldagem busca atender a demanda regional. (Foto: Marcelo Andrade)

Curso técnico em Soldagem busca atender a demanda regional. (Foto: Marcelo Andrade)

Encontrar mão de obra qualificada ainda é um dos principais desafios das empresas. No Vale Jaguaribano, não é diferente. É o que afirma o empresário Valverangues Menezes, da Indústria Tabuleirense de Máquinas, a Itamaq, uma das maiores do segmento. "A gente tem dificuldades de conseguir profissionais. Os profissionais que estão trabalhando aqui foram todos formados por nós", é o que explica o empreendedor.

Atualmente, a Itamaq emprega 23 pessoas em Tabuleiro do Norte. A empresa é especialista na prestação de serviços para grandes indústrias, em especial, no ramo de calderaria. "Recentemente, nós construímos uma fábrica em Jucás, na região Centro-Sul. Processamos cerca de 950 toneladas de aço. A gente ficou exclusivamente trabalhando nisso", destaca Valverangues.

Demandas como essa exigem profissionais treinados e com um vasto conhecimento em outras áreas. Conforme Valverangues Menezes, o mercado busca, hoje, um profissional que seja um "clínico geral". "O profissional de solda não pode pensar apenas em soldagem", defende.

De acordo com o empresário, em Tabuleiro do Norte, dependendo do nível de qualificação, o salário de um soldador ultrapassa a faixa de R$ 2 mil mensais. Para se adequar a esse perfil, é necessário um amplo conhecimento técnico: "Ele deve saber qual eletrodo vai ser usado, como fazer um ensaio para ver se o eletrodo vai dar certo na peça. Em relação à soldagem de grandes peças, ele deve saber por onde começar, por conta das contrações do produto".

FORMAÇÃO
Com a finalidade de atender essa demanda regional, o Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Tabuleiro do Norte, conta com o primeiro curso técnico em Soldagem ofertado pela instituição no estado. O curso é voltado para estudantes que concluíram o ensino médio. "O curso vai aumentar a qualificação técnica dos profissionais. Vai ser um norte para a cidade, dando subsídios para trabalhar com qualidade e eficiência, para que as empresas cresçam mais. Ter gente qualificada é um dos gargalos para o desenvolvimento industrial em Tabuleiro do Norte", explica o professor de soldagem Allan da Silva Maia.

Segundo o docente, o novo curso vai estar em sintonia com o que o mercado exige. "O profissional vai conhecer todos os processos de soldagem, como execução e planejamento. Vai reconhecer materiais diferentes, os melhores tipos de soldagem e os materiais consumíveis", esclarece.

MATRIZ DO CURSO TÉCNICO EM SOLDAGEM:

Desenho Técnico Mecânico; Higiene e Segurança do Trabalho; Fundamentos da Matemática; Metrologia e Ajustagem; Informática; Termodinâmica; Materiais de Construção Mecânica e Ensaios; Cálculo de Estruturas Soldadas; CAD; Eletricidade; Processos de Soldagem I; Inglês Instrumental; Gestão Ambiental; Eletrônica; Tecnologia de Fabricação; Comunicação e Expressão; Metalurgia de Soldagem; Tratamentos Térmicos; Processos de Soldagem II; Gestão da Produção; Elementos de Máquinas; Normas e Qualificação de Soldagem; Inspeção de Soldagem; e Processos de Soldagem III.

 

SERVIÇO: 

Processo Seletivo para Soldagem

Vagas: 30

Período: Noturno

Inscrições: qselecao.ifce.edu.br

 

LEIA MAIS:

Aberta seleção para técnico em Soldagem e em Manutenção Automotiva

Ex-aluno compartilha sucesso profissional