Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Mais de 400 alunos visitam o IFCE em Tabuleiro do Norte
conteúdo

Notícias

Mais de 400 alunos visitam o IFCE em Tabuleiro do Norte

PORTAS ABERTAS

As visitas iniciaram no último dia 9 e prosseguem até o próximo dia 20
última modificação: 16/11/2017 10h42
Marcelo Andrade - Jornalista
Alunos realizam visita aos laboratórios do campus Tabuleiro do Norte.

Alunos realizam visita aos laboratórios do campus Tabuleiro do Norte.

O Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte, está com uma programação aberta de visitas guiadas pelo campus para estudantes das redes municipal e estadual de ensino das cidades do Vale do Jaguaribe. Entre os dias 9 e 20 de novembro, estão previstos mais de 400 alunos, oriundos de 11 escolas, dos municípios de Tabuleiro do Norte e São João do Jaguaribe. Por meio dessas visitas, os estudantes têm a oportunidade de conhecerem a infraestrutura da unidade, bem como os cursos, os professores e todos os serviços estudantis disponíveis, como é o caso dos auxílios-estudantis. Trata-se do segundo ano consecutivo que o IFCE, em parcerias com as instituições de ensino locais, promove esse tipo de visita.

Ao chegarem ao IFCE, os visitantes são acolhidos pelos alunos dos cursos integrados. A primeira parada é no auditório, onde é exibido um vídeo institucional e é feita uma breve apresentação sobre o campus Tabuleiro do Norte. Em seguida, todos são convidados a fazer um passeio guiado pelos laboratórios, biblioteca e salas de aula. Ao longo do circuito, em cada sala, um professor do IFCE recepciona o grupo, respondendo a dúvidas e apresentando detalhes sobre o ensino público federal.

Uma das estudantes que tiveram a oportunidade de fazer um tour pelo campus Tabuleiro do Norte foi Luane Ferreira Gomes, da Escola Acelino Maia. Em 2018, ela tem de escolher uma nova escola, onde deve cursar o Ensino Médio. Para a jovem, a visita ao IFCE vai ajudar no processo de escolha da nova instituição, em que deverá estudar pelos próximos três anos. "É uma estrutura que nos oferece um futuro muito bom. É uma fase muito complicada, porque estou me decidindo. Pelo que a gente já viu nesta tarde, a vida é feita de escolhas. É a primeira escolha que a gente vai fazer e estou vendo a possibilidade de, no próximo ano, estar aqui, fazendo Manutenção Automotiva ou Petróleo e Gás".

Todas as visitas são acompanhadas de perto por professores e coordenadores das escolas. O coordenador pedagógico da escola Erundina Nunes Malveira, do distrito de Olho d'Água da Bica, em Tabuleiro do Norte, Vanderlo Gondim, enalteceu a iniciativa do IFCE, ao abrir as portas para que a comunidade possa conhecer de perto tudo que a instituição tem a oferecer. "Há alguns anos, a gente via que, para esses meninos que moram, principalmente, na zona rural, era muito complicado para eles. Agora não, a gente vê que eles têm a oportunidade de frequentarem essas escolas técnicas, o que é muito importante para a formação como profissional e como cidadão".

INTEGRAÇÃO
As visitas também abrem a oportunidade para que os estudantes possam interagir com os alunos do IFCE. Aluna do curso integrado em Petróleo e Gás, Nathalie Cavalcante, foi responsável por receber e guiar alguns grupos. Ela lembra que há um ano também passou pela mesma experiência. "Eu me senti uma professora, mostrando o que eu estou aprendendo, mostrando a minha escola, que é uma verdadeira casa".

Na avaliação do diretor de ensino do campus Tabuleiro do Norte, Adriano Lima, por meio das visitas, o IFCE alcança o objetivo de apresentar aos alunos a própria estrutura. Ele destaca que os estudantes, que hoje visitam o campus, podem se tornar, no próximo ano, alunos do IFCE, uma vez que está aberto o Processo Seletivo 2018.1. Ainda conforme Adriano Lima, as direções das escolas são convidadas, e aquelas que manifestam interesse podem trazer um grupo de estudantes para realizar a visita. "O saldo é bastante positivo porque, num intervalo de duas a três horas, eles podem conhecer toda a infraestrutura que disponibilizados".

registrado em: , ,