Notícias
Auxílios-estudantis: prazo prorrogado até 15 de abril
TABULEIRO DO NORTE
A Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), do IFCE campus Tabuleiro do Norte, publicou, nesta terça-feira (13), aditivo do cronograma referente aos editais de concessão de auxílio-estudantil nas modalidades Emergencial (Edital nº 4/2021) e Internet (Edital nº5/2021). Os estudantes terão até 15 de abril para formalizarem a solicitação do auxílio que deve ser feita, exclusivamente, pela internet, por meio do Sisae (sisae.ifce.edu.br).
O auxílio-emergencial busca atender às famílias dos estudantes regularmente matriculados no campus Tabuleiro do Norte que passam pelo agravamento da situação socioeconômica em virtude do recrudescimento da pandemia da Covid-19. Já o auxílio-internet busca beneficiar àqueles estudantes que residem em localidades não atendidas pelo sinal da operadora do chip de dados móveis entregue, no último mês de fevereiro, aos estudantes. Esse tipo de auxílio permite a contratação do serviço de internet por meio de uma operadora local, permitindo, assim, o acompanhamento das aulas de forma remota.
A partir da experiência do ano passado, a CAE chama a atenção dos estudantes para que, antes de solicitar o auxílio no site, priorize a leitura dos editais e a organização dos dados e documentos que serão necessários para a solicitação do auxílio. Conforme Milena Freitas, coordenadora da CAE, um dos principais motivos para o indeferimento do pedido de auxílio está relacionado à problemas com a documentação fornecida pelo estudante.
"A documentação incompleta ou errada é a principal causa de indeferimento"
Milena Freitas
Coordenadora da CAE
"A documentação incompleta ou errada é a principal causa de indeferimento. As pessoas não se atentam que precisam enviar a comprovação de renda ou de ausência de renda de todos os maiores de 18 anos. A falta da declaração de ausência de renda é uma das causas de indeferimento. Também há indeferimento por causa de problema no preenchimento do formulário socioeconômico", cita Milena.
Outra orientação da CAE é evitar de deixar para fazer a solicitação no fim do prazo. Fatores externos, como ausência de sinal de internet ou indisponibilidade do Sisae, podem acabar impossibilitando o estudante de concluir a solicitação do auxílio-estudantil.
VALORES
O pagamento dos auxílios-estudantis na modalidade emergencial e internet é feita diretamente aos estudantes, por meio de conta bancária no nome do discente, conforme a disponibilidade orçamentária do campus Tabuleiro do Norte.
Para o auxílio-emergencial, estão previstas quatro parcelas no valor de R$300,00, sem prorrogação. No caso do auxílio-internet, estão previstas seis parcelas no valor de até R$120,00, que devem ser usadas para pagar o plano de internet. O edital do auxílio-internet prevê a possibilidade de prorrogação, por mais seis meses, do benefício.
SAIBA MAIS:
Auxílio-emergencial 2021.1
Prazo para solicitação: 31 de março a 15 de abril
Mais informações: http://bit.ly/AE_IFCE2021
Auxílio-internet 2021.1
Prazo para solicitação: 31 de março a 15 de abril
Mais informações: http://bit.ly/AI_IFCE2021