Notícias
Edital dos auxílios estudantis é prorrogado
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
O IFCE campus Tabuleiro do Norte, por meio das coordenadorias de Assistência Estudantil e de Comunicação Social, lançou nessa terça-feira o edital unificado dos auxílios estudantis (clique aqui). O documento oferta cinco modalidades de auxílios para a comunidade discente do campus. O prazo para solicitação foi prorrogado até 14 de abril.
Uma das novidades do edital deste ano é a adoção de linguagem simples. Utilizando de recursos de diagramação e de hierarquização da informação, o documento adota uma estrutura mais didática e intuitiva para apresentar os auxílios, o cronograma e a documentação que é exigida dos alunos.
"O edital de auxílio foi norteado pelos princípios da linguagem simples, uma forma de organizar as informações de maneira mais direta, rápida e com uma linguagem de entendimento mais fácil, mesmo para quem tem uma menor proficiência com leitura. Organizamos o edital por modalidade de auxílio e condensamos as informações de critério e documentação. Agora, cada auxílio tem sua página exclusiva no edital e a mesma serve como lista de conferência da documentação", explica Julio Pio, coordenador de Comunicação Social do campus Tabuleiro do Norte.
Ainda segundo o coordenador, foi um objetivo facilitar a navegabilidade dos estudantes durante a leitura do documento. "Incluímos um passo a passo da solicitação e um cronograma, bem no início, para que as pessoas interessadas possam acessar a informação de forma mais rápida", conta.
O edital também incorporou mudanças a partir da última atualização do Regulamento dos Auxílios Estudantis (RAE). Grande parte delas se refere à documentação. "Em relação à documentação, destaco as mudanças na comprovação de renda dos membros familiares maiores de 18 anos. Quem tem renda formal (servidores públicos, aposentados, pensionistas, trabalhadores com carteira assinada) tem de apresentar um dos documentos listados no edital, não existe mais a Declaração de Renda Formal, que foi pensada apenas no período de pandemia", esclarece Milena Freitas, assistente social e coordenadora de Assistência Estudantil.
Para os beneficiários do Bolsa Família, também houve atualizações. "A solicitação não vai deixar de ser aprovada, caso o aluno apresente pendência apenas nessa documentação. O Bolsa Família vai servir apenas para classificar os alunos nos critérios de seleção", diz Milena.
MODALIDADES
Neste edital, o campus Tabuleiro do Norte oferta um total de cinco modalidades de auxílios estudantis: alimentação, transporte, moradia, permanência, mães e pais discentes. Todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e de nível superior do campus Tabuleiro do Norte podem fazer a requisição por meio do Sisae. A única exceção é o auxílio-alimentação, que é destinado exclusivamente para estudantes do nível superior.
Para formalizar a solicitação, os estudantes devem separar primeiramente a documentação. A partir deste edital, apenas familiares com renda formal precisam apresentar comprovação de renda. De posse de todos os documentos, os interessados devem acessar o site do Sisae, sinalizar quais auxílios deseja requisitar e preencher o formulário. Ao final, é necessário anexar os documentos.
A data prevista para divulgação do resultado final é 8 de maio. A partir dessa data, o campus inicia o pagamento dos auxílios de acordo com a disponibilidade orçamentária. O auxílio é creditado diretamente na conta bancária do estudante.
AUXÍLIOS ESTUDANTIS 2023.1
Prazo para solicitação: até 14 de abril
Site para solicitação: sisae.ifce.edu.br
Para ler o edital: clique aqui