Notícias
SELEÇÃO
IFCE oferta 70 vagas para cursos integrados em Tabuleiro do Norte
O Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte, publicou, nesta segunda-feira (9), edital de seleção para os cursos integrados. No total, são 70 vagas, divididas entre os cursos técnicos integrados de Manutenção Automotiva (35 vagas) e de Eletromecânica (35 vagas), para o ano letivo 2021. Em virtude da pandemia da Covid-19, a inscrição no processo seletivo e o envio dos documentos devem ser feitos pela internet.O prazo de inscrição será de 16 a 27 de novembro. A seleção é feita por meio das notas do histórico escolar do ensino fundamental. Por isso, não há provas.
PARA INSCRIÇÃO:
- Endereço completo;
- Telefone para contato atualizado (dê preferência a número com Whatsapp);
- E-mail pessoal atualizado;
- CPF;
- Documento de identificação (RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho ou, excepcionalmente, certidão de nascimento/casamento); e
- Histórico do Ensino Fundamental Completo (1º ao 9º ano)*
*Os candidatos que, no ato da inscrição, ainda não estejam portando histórico escolar, poderão apresentar, excepcionalmente, declaração da escola contendo todas as informações que são prestadas no referido documento.
Antes de realizar a inscrição, o candidato deve tomar conhecimento do teor do edital. A inscrição deve ser feita em duas etapas.
Na primeira, deve-se acessar a plataforma Q-Seleção (https://qselecao.ifce.edu.br), selecionar o processo seletivo na qual deseja concorrer (Processo Seletivo 2021.1 - Cursos Técnicos - 17 campi), preencher o formulário com os dados pessoais e criar um login e uma senha. O interessado deve informar se deseja concorrer pela ampla concorrência ou pela reserva de vagas. No total, são oito tipo de cotas. Importante destacar que os candidatos que concorrerem às vagas reservadas a negros, pardos, indígenas ou a portadores de deficiência deverão, posteriormente, comprovar a sua condição nos termos definidos pelo edital. Ainda nessa primeira etapa, o candidato deve escolher o curso para qual deseja concorrer e o campus. Ao final, é importante que o candidato salve em local seguro ou imprima a página com o número de protocolo de inscrição.
Após concluir a primeira etapa de inscrição na plataforma Q-Seleção, é hora de acessar a plataforma eSolis (https://esolis.ifce.edu.br) para fazer o envio do documento oficial de identificação (que pode ser, por exemplo, o RG ou a CNH) e do histórico escolar. No primeiro acesso, o candidato deve selecionar o processo seletivo, escolher o tipo de solicitação (que deve ser "Inscrição") e, em seguida, clicar em "Primeiro acesso? Cadastra-se aqui". Efetuado o cadastro, o candidato deve fazer o login e o upload dos documentos obrigatórios.
RESULTADO PRELIMINAR E PRÉ-MATRÍCULA
Caso o candidato efetue a inscrição no qseleção.ifce.edu.br, mas deixei de anexar os documentos pelo esolis.ifce.edu.br, a inscrição no processo seletivo não será validada. O resultado preliminar, com a classificação dos candidatos, será divulgado no dia 11 de dezembro. Após essa etapa, os candidatos classificados deverão realizar a pré-matrícula, no período de 21 de dezembro a 3 de janeiro, com o envio dos documentos obrigatórios pela plataforma eSolis: documento de identificação, CPF, comprovante de endereço, certificação de quitação com o serviço militar (apenas para candidatos do sexo masculino e maior de 18 anos); documento de comprovação de quitação eleitoral (apenas para maiores de 18 anos); histórico escolar, certificado de conclusão do ensino fundamental e foto 3x4 (fundo branco) atualizada.
Os candidatos que concorrem pela reserva de vagas para pessoas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio (cotas L1, L2, L3 ou L4) devem preencher o anexo II do Edital e fornecer os documentos comprobatórios da renda. Tanto o anexo II como os documentos comprobatórios devem ser anexados no eSolis durante o período de pré-matrícula. Já aqueles com alguma deficiência devem fazer a comprovação da sua condição por meio de laudo médico, emitido nos últimos 12 meses, ou por meio do comprovante de beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Por outro lado, os candidatos indígenas devem fornecer uma declaração de sua comunidade ou o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI). No caso de negros e pardos, o candidato deverá participar da aferição de heteroidentificação, que deve ocorrer somente com o retorno das atividades presenciais no campus.
Toda a documentação enviada para pré-matrícula será analisada. Aquele candidato que deixar de fornecer toda a documentação obrigatória para pré-matrícula no período definido pelo edital perderá o direito à vaga.
NOVO CURSO
A partir deste processo seletivo, o campus Tabuleiro do Norte estará ofertando, anualmente, 35 vagas para o curso técnico integrado em Eletromecânica. A oferta do novo curso foi aprovada em reunião do Conselho Superior do IFCE realizada em 11 de dezembro de 2019. O curso de Eletromecânica é voltado para a formação de profissionais habilitados para atuar em serviços como instalações elétricas e mecânicas de equipamentos industriais, bem como na execução de manutenção dos mesmos. A formação é direcionada a atender o mercado regional, que conta com indústrias do ramo metalomecânica, cimenteiras, ceramista, petroquímica, entre outras.
SAIBA MAIS!
Processo Seletivo 2021
70 vagas
Cursos integrados: Manutenção Automotiva e Eletromecânica
Clique aqui para o Edital
Marcelo Andrade - campus Tabuleiro do Norte