Notícias
IFCE entrega expansão em Tabuleiro do Norte
INAUGURAÇÃO
A população de Tabuleiro do Norte e do vale jaguaribano recebeu, oficialmente, na noite dessa quinta-feira (22), os novos blocos de ensino e de laboratórios automotivos do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Tabuleiro do Norte. A expansão contou com investimento superior a R$3,8 milhões. As novas dependências do campus vão ser utilizadas na qualificação profissional e na melhoria da oferta de ensino no interior do Ceará.
Durante discurso, o professor Cícero de Alencar Leite, diretor-geral do campus de Tabuleiro do Norte, destacou a importância da educação profissionalizante e da criação dos institutos federais. Ele agradeceu a todos que contribuíram direta ou indiretamente para o avanço do campus e reforçou que a expansão vai oportunizar uma maior oferta de cursos para o município jaguaribano. "Essa estrutura permitirá a abertura de 240 vagas anuais para cursos técnicos, além de cursos superiores, que, em breve, serão implantados. Essa estrutura também dará suporte a vários cursos de capacitação profissional. Estima-se uma demanda de 160 vagas por ano para essa modalidade de ensino. Com essa nova estrutura, vai ser possível interagir de maneira mais direta com o setor produtivo", elencou o diretor.
Representando o reitor do IFCE, Virgílio Augusto Sales Araripe, a pró-reitora de Extensão, Zandra Dumaresq, lembrou a trajetória do campus de Tabuleiro do Norte, que em 2017 completa cinco anos de atividades, e o papel na região com a nova expansão: "Esse é mais um marco, mais uma vitória do campus e do IFCE na promoção da educação profissional e na melhoria da qualidade de vida desses alunos".
A solenidade de inauguração contou, ainda, com a presença de autoridades, representantes da sociedade civil, servidores e alunos do IFCE. Para o empresário Valverangues Menezes, a instituição desempenha um importante trabalho em Tabuleiro do Norte: "Nós estamos aqui presenciando um grande passo para a formação de mais profissionais e capacitação dos mesmos na área. Hoje, nossa empresa tem uma grande parceria com o IFCE. Nós pretendemos fortalecer esse vínculo".
HOMENAGENS
Durante a solenidade de inauguração dos novos blocos de ensino e de laboratórios automotivos, cinco personalidades foram homenageadas pela contribuição para instalação e desenvolvimento do campus de Tabuleiro do Norte. Um dos agraciados com o preito de reconhecimento foi o médico Nestor Nogueira de Vasconcelos, ex-prefeito de Tabuleiro do Norte, doador do terreno utilizado para a instalação do IFCE no município.
Discursando para os presentes, o homenageado ressaltou a importância do IFCE para o município de Tabuleiro do Norte. Ele recordou que a doação do terreno teve como fim a valorização da educação: "Eu não quis nem saber se ia ter dois ou cinco hectares. O interessante era que o IFCE fosse implantado e levasse educação a tantos jovens que já passaram por aqui".
Outro homenageado da noite foi o professor José Façanha Gadelha, diretor-geral do campus de Limoeiro do Norte. Ele agradeceu o reconhecimento e lembrou o esforço de diversos atores para a instalação do IFCE em Tabuleiro do Norte: "Escola não vai embora. Você traz uma indústria de sapatos, no primeiro prejuízo, ela vai embora. Escola é pra sempre".
Além do médico Nestor Nogueira Vasconcelos e do professor José Façanha Gadelha, foram homenageados os professores Virgílio Augusto Sales Araripe, Francisco Ariosto Holanda e Maria Joceli Noronha de Andrade.