Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > IFCE e Cáritas lançam Observatório de Conflitos Ambientais
conteúdo

Notícias

IFCE e Cáritas lançam Observatório de Conflitos Ambientais

PARCERIA

Ferramenta vai mapear conflitos e atividades de convivência. Lançamento é nesta quinta (11)
última modificação: 10/11/2021 15h11

O Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio dos campi de Tabuleiro do Norte e de Fortaleza,  a Cáritas Regional Ceará e a Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte lançam, nesta quinta-feira, 11 de novembro, às 19h, o Observatório de Conflitos Ambientais do Ceará. Trata-se de uma ferramenta que vai permitir o mapeamento, por meio de recursos de geolocalização, das disputas envolvendo recursos ambientais no Ceará, tais como terra, água, vento e sol, bem como a identificação de atividades de convivência, economia solidária, as comunidades envolvidas e as áreas de atuação dos projetos.

O lançamento ocorrerá por meio de live nos canais no YouTube do IFCE campus Tabuleiro do Norte e da Cáritas Ceará. Além da apresentação da plataforma, entidades parcerias marcarão presença. O lançamento contará, ainda, com uma palestra com a participação do professor Jeovah Meireles, docente do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), e de Glória Carvalho, assessora da Cáritas Regional.

O Observatório de Conflitos Ambientais foi desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa, Inovação e Software (Lapis), do IFCE campus Tabuleiro do Norte. Conforme o professor Jarbas Vidal, coordenador do Lapis, coube ao laboratório apresentar uma solução à demanda apresentada pela Cáritas. "Há duas fichas de registro de dados, sendo uma delas voltada para os conflitos ambientais e a outra para as atividades de convivência. Nós vamos ter na plataforma três perfis de usuários, sendo um administrador, que registra os usuários e os tipos de dados que serão coletadas, temos um agente da Cáritas, que faz todo o mapeamento, e o terceiro perfil é usuário que poderá consultar os dados coletados", cita o docente.

Segundo Diego Gadelha, professor do IFCE campus Fortaleza e um dos responsáveis pela modelagem da plataforma, juntamente com a Cáritas, o Observatório é pioneiro no Ceará. Ele conta que a ferramenta tem o objetivo de identificar, analisar e visibilizar os processos de organização e luta de grupos que estão em busca dos próprios direitos.

"Nós resolvemos produzir um espaço onde pudéssemos visibilizar aquilo que nós observamos no território. Isso começa pelo Vale do Jaguaribe, que é um espaço que vem sendo disputado por um conjunto de agentes econômicos. Esse processo de disputa vem gerando, em contrapartida, conflitos em torno do que estamos chamando de 'ambiente', entendendo sobretudo o solo, a água, a biodiversidade e até elementos mais difíceis de serem mapeados, como o sol e o vento", detalha Gadelha.

A plataforma será difundida pelo Ceará por meio da Cáritas, que está presente em todas as regiões do estado, e contará com a cooperação de entidades e instituições da sociedade civil parceiras na apropriação e difusão de informações. “Não é simplesmente pegar as informações e as instituições parceiras e colocar na plataforma, é necessário que haja o diálogo com as comunidades, para que elas tenham ciência e para que elas nos ajudem também, afinal, é a própria comunidade que vai estar sendo mapeada e visibilizada”, destaca Aline Maia, agente da Cáritas.

LIVE DE LANÇAMENTO DO OBSERVATÓRIO DE CONFLITOS AMBIENTAIS DO CEARÁ
https://cambce.ifce.edu.br/
11 de novembro, às 19h
Pelo canal no YouTube da Cáritas Ceará e do IFCE campus Tabuleiro do Norte