Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Estudantes promovem campanha de doação de sangue
conteúdo

Notícias

Estudantes promovem campanha de doação de sangue

TABULEIRO DO NORTE

Iniciativa é dos estudantes do curso técnico em Administração em parceria com o hemocentro de Quixadá
última modificação: 28/02/2019 15h00
Podem doar sangue pessoas saudáveis com idade entre 16 e 69 anos.

Podem doar sangue pessoas saudáveis com idade entre 16 e 69 anos.

O Hemoce estará, no próximo dia 9 de março, no IFCE, campus Tabuleiro do Norte, para a segunda edição da campanha de doação de sangue promovida pelos estudantes do curso técnico em Administração. Na primeira edição, em junho do ano passado, a campanha contou com uma ampla adesão da comunidade tabuleirense. Neste ano, o atendimento será das 7h30 às 14h30. A mobilização acontece logo após o feriadão de Carnaval, um dos períodos mais críticos do ano, em virtude do quantitativo de acidentes no trânsito.

Para realizar a doação de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter descansado na noite anterior, pesar acima de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos de idade (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos). O doador deve apresentar um documento oficial de identificação com foto. No caso de menores de idade, é necessário imprimir e preencher um termo de consentimento (clique aqui), o documento deve ser assinado pelo responsável legal.

Antes da coleta de sangue, o doador é direcionado para uma sala onde é feito o cadastro. Em seguida, há a pré-triagem, momento no qual serão verificados a pressão arterial, a temperatura, o peso e a dosagem de hemoglobina. Logo após, o doador passa pela triagem clínica, que consiste numa entrevista individual e sigilosa. Há ainda um lanche, a fim de melhorar os níveis de glicemia e de hidratação do doador. Conforme o Hemoce, a quantidade de sangue coletado é de 450ml e a duração da doação é de, em média, 10 minutos.

Para os doadores recorrentes, é necessário observar o intervalo entre as doações. Para os homens, podem ser realizadas até quatro doações por ano, com um intervalo de dois meses. Já as mulheres podem realizar até três doações por ano, observando o intervalo de três meses.

Além de doar sangue, o Hemoce também vai disponibilizar o serviço de cadastro de doadores no banco nacional de medula óssea. Para isso, o doador deverá assinar um termo de consentimento, que autoriza a retirada de uma pequena quantidade de sangue. A amostra coletada será analisada para identificar as características genéticas e possível compatibilidade com pacientes que necessitam de transplante de medula.

Conforme os organizadores da campanha, trata-se da primeira visita do Hemoce a Tabuleiro do Norte em 2019. Para atrair a comunidade, haverá oferta de serviços de beleza, como higienização facial de pele e massagem corporal, além de transporte entre o centro da cidade e o campus do IFCE.

AGENDE-SE
Campanha de doação de sangue
Quando: 9 de março, das 7h30 às 14h30
Onde: Campus Tabuleiro do Norte