Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Estudantes obtêm medalha de ouro na MOBFOG 2020
conteúdo

Notícias

Estudantes obtêm medalha de ouro na MOBFOG 2020

LANÇAMENTO DE FOGUETES

Equipe também conquistou medalha de prata na MOBFOG Virtual
última modificação: 15/12/2020 17h05
Equipe se preparava desde 2019 aprimorando o lançamento de foguete (Foto: Arquivo)

Equipe se preparava desde 2019 aprimorando o lançamento de foguete (Foto: Arquivo)

Os estudantes Levi Natan Gondin Lopes, Otávio Moreira de Souza Neto e Rian Costa da Silva, do curso integrado em Manutenção Automotiva do IFCE campus Tabuleiro do Norte, conquistaram seis medalhas na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), sendo três de ouro na MOBFOG Real e três de prata na MOBFOG Virtual. A equipe tem como orientador o professor João Dehon. O resultado da edição deste ano foi divulgado no último sábado (12).

Na MOGFOG Real, na qual os alunos conquistaram ouro, o foguete da equipe do IFCE campus Tabuleiro do Norte competiu na categoria IV e atingiu 189 metros de distância entre a base de lançamento e o local onde caiu. O foguete foi todo construído em garrafa pet. A base foi feita com canos PVC. Para o lançamento, foram usados bicarbonato de sódio e vinagre, que ao serem misturados provocaram uma reação química, gerando a pressão necessária para que o foguete alçasse voo. 

De acordo com o estudante Levi Natan, um dos principais desafios da edição deste ano foi encarar a necessidade de distanciamento social causado pela pandemia da covid-19. Por conta disso, além da MOBFOG Real, a equipe também participou da MOGFOG Virtual, modalidade na qual os estudantes usavam um software para projetar e lançar os foguetes. A equipe obteve prata. "Só tenho a agradecer a toda a equipe do IFCE pelo apoio que eles deram. Nós recebemos ouro e prata. Foi muito satisfatório pra toda a equipe. Nosso trabalho foi recompensado", afirma o medalhista.

Conforme o professor João Dehon, a MOBFOG está vinculada à Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), sendo que se destaca pelo lado experimental da proposta. Segundo o orientador, a equipe trabalhou bastante para alcançar o resultado. "A equipe é bem proativa. Tudo que a gente orientava, a equipe cumpria. Por trás dessa medalha está muito trabalho", assegura João Dehon.

Mostra Brasileira de Foguetes
http://www.oba.org.br/site/

Marcelo Andrade – campus Tabuleiro do Norte