Notícias
Estudantes conquistam ouro na Jornada de Foguetes
TABULEIRO DO NORTE
Os estudantes do Instituto Federal do Ceará, campus Tabuleiro do Norte, protagonizaram mais uma conquista para a instituição. Por meio das equipes Trinexus, Wolf Rocket e Órion Rocket, compostas por alunos dos cursos técnicos integrado da unidade, o IFCE é tricampeão da 55ª Jornada de Foguetes, competição realizada entre os dias 16 e 19 de setembro de 2024, no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro. Oito alunos representaram o IFCE na competição, sob a coordenação do professor Dehon Júnior. Todos regressaram para casa trazendo na bagagem a tão sonhada medalha de ouro e o troféu de campeão.
Durante a competição, cada equipe teve a oportunidade de realizar dois lançamentos. Após superar imprevistos, os alunos da equipe Wolf Rocket conseguiram a marca de 370 metros de distância. Junto com os resultados das equipes Trinexus e Órion Rocket, o IFCE ficou na quarta classificação geral. Nesta edição, a competição contou com a participação de 260 estudantes de todo o país.
A Jornada de Foguetes é um evento organizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). No IFCE, as equipes se dedicam durante todo o ano, aperfeiçoando os equipamentos e realizando testes de lançamento. O resultado alcançado nos últimos anos pelos estudantes do campus Tabuleiro do Norte colocou em evidência o desenvolvimento de foguetes utilizando garrafas pet, vinagre e bicarbonato de sódio. Graças aos resultados e ao esforço de estudantes e servidores, o projeto Jaguar Rocket se destacou como o mais premiado do IFCE em competições de foguetes voltadas para o Ensino Médio.
Integrante da equipe Órion Rocket, Kauã Honorato participou da competição pela primeira vez. Segundo o estudante, além de competir, a Jornada permitiu participar de oficinas para conhecer outros tipos de foguetes. No entanto, o nervosismo estava em alta. "É muito diferente dos lançamentos que a gente faz aqui, sem nervosismo nenhum. Lá, a gente só pode fazer dois lançamentos. São apenas duas chances", explica.
Rebeca Saldanha também participou da competição, junto com a equipe Trinexus, que é formada somente por mulheres. Na segunda oportunidade de participar da Jornada de Foguetes representando o campus Tabuleiro do Norte, a equipe faturou ouro. “Participar dessa competição foi uma experiência massa. A gente pode ver que o nosso potencial como mulher vai muito mais além”, destaca.
Já para o estudante Cauã de Oliveira, integrante da equipe Wolf Rocket, a participação na competição no Rio de Janeiro significou superação. Ele conta que até então 365 metros era a melhor marca do campus. No entanto, durante a Jornada, a equipe registrou um novo recorde. “O mais impressionante para mim foi a marca de 370 metros, que nunca havíamos alcançado”, citou o aluno.