Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Estudantes conquistam ouro na Jornada de Foguetes

Estudantes conquistam ouro na Jornada de Foguetes

TABULEIRO DO NORTE

IFCE garantiu o tricampeonato na competição por meio das equipes do projeto Jaguar Rocket
última modificação: 24/09/2024 15h43
Exibir carrossel de imagens Equipes faturaram medalha de ouro na 55ª Jornada de Foguetes

Equipes faturaram medalha de ouro na 55ª Jornada de Foguetes

Os estudantes do Instituto Federal do Ceará, campus Tabuleiro do Norte, protagonizaram mais uma conquista para a instituição. Por meio das equipes Trinexus, Wolf Rocket e Órion Rocket, compostas por alunos dos cursos técnicos integrado da unidade, o IFCE é tricampeão da 55ª Jornada de Foguetes, competição realizada entre os dias 16 e 19 de setembro de 2024, no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro. Oito alunos representaram o IFCE na competição, sob a coordenação do professor Dehon Júnior. Todos regressaram para casa trazendo na bagagem a tão sonhada medalha de ouro e o troféu de campeão.

Durante a competição, cada equipe teve a oportunidade de realizar dois lançamentos. Após superar imprevistos, os alunos da equipe Wolf Rocket conseguiram a marca de 370 metros de distância. Junto com os resultados das equipes Trinexus e Órion Rocket, o IFCE ficou na quarta classificação geral. Nesta edição, a competição contou com a participação de 260 estudantes de todo o país.

A Jornada de Foguetes é um evento organizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). No IFCE, as equipes se dedicam durante todo o ano, aperfeiçoando os equipamentos e realizando testes de lançamento. O resultado alcançado nos últimos anos pelos estudantes do campus Tabuleiro do Norte colocou em evidência o desenvolvimento de foguetes utilizando garrafas pet, vinagre e bicarbonato de sódio. Graças aos resultados e ao esforço de estudantes e servidores, o projeto Jaguar Rocket se destacou como o mais premiado do IFCE em competições de foguetes voltadas para o Ensino Médio.

Integrante da equipe Órion Rocket, Kauã Honorato participou da competição pela primeira vez. Segundo o estudante, além de competir, a Jornada permitiu participar de oficinas para conhecer outros tipos de foguetes. No entanto, o nervosismo estava em alta. "É muito diferente dos lançamentos que a gente faz aqui, sem nervosismo nenhum. Lá, a gente só pode fazer dois lançamentos. São apenas duas chances", explica.

Rebeca Saldanha também participou da competição, junto com a equipe Trinexus, que é  formada somente por mulheres. Na segunda oportunidade de participar da Jornada de Foguetes representando o campus Tabuleiro do Norte, a equipe faturou ouro. “Participar dessa competição foi uma experiência massa. A gente pode ver que o nosso potencial como mulher vai muito mais além”, destaca.

Já para o estudante Cauã de Oliveira, integrante da equipe Wolf Rocket, a participação na competição no Rio de Janeiro significou superação. Ele conta que até então 365 metros era a melhor marca do campus. No entanto, durante a Jornada, a equipe registrou um novo recorde. “O mais impressionante para mim foi a marca de 370 metros, que nunca havíamos alcançado”, citou o aluno.