Notícias
Equipe desenvolve aplicativo de gestão arbórea
MAPTREE
O projeto MapTree, idealizado pelo professor Jarbas Vidal e pelos estudantes Carlos Gardel Junior, Antônio José Rebouças, Luan Douglas e Josileudo Freitas, todos do IFCE, avançou para a terceira e última fase do Programa Corredores Digitais. A proposta da equipe consiste em um aplicativo com a finalidade de auxiliar prefeituras, secretarias municipais de infraestrutura e de conservação, além de empresas de distribuição de energia e de telecomunicações, no gerenciamento das árvores existentes nas áreas urbanas.
Conforme o professor Jarbas Vidal, o Programa Corredores Digitais tem permitido a capacitação e modelagem do negócio com a finalidade de tirar do papel a ideia, assim como tornar realidade uma startup, que vai atuar diretamente na concretização do projeto. "Nós executamos diversas ações, que estão voltadas para o empreendedorismo, para conseguir fazer o trajeto de abertura de uma startup de forma conceituada e modularizada", relata.
Três funcionalidades se destacam no projeto MapTree. A primeira delas gera um mapeamento das árvores presentes nas áreas urbanas das cidades. Outra funcionalidade permite fazer o gerenciamento de podas, estabelecendo um plano de atividades a ser executado. A ideia abrange, ainda, um estudo de análise espaço-temporal para prever regiões com maior ocorrência de queda de árvores.
"Tentamos resolver uma 'dor' de empresas de energia elétrica, de telecomunicações e de serviços públicos, que é a questão de fazer o mapeamento de espécies arbóreas. Além disso, nós temos a capacidade de fazer gestão de poda. Quando um serviço de poda for executado, a pessoa vai no aplicativo e informa o dia que a mesma foi realizada. Automaticamente, o sistema vai prever de forma inteligente o próximo dia de poda. O sistema consegue fazer uma análise para mostrar qual é o conjunto de árvores que está precisando realizar a poda", explica Jarbas Vidal.
Dos 30 projetos selecionados para a terceira fase do Programa Corredores Digitais, na modalidade "Criação de Negócios", apenas cinco são do Vale do Jaguaribe. O projeto MapTree é o único representante de Tabuleiro do Norte nessa fase do programa.