Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Enquete aponta cursos mais procurados pela comunidade
conteúdo

Notícias

Enquete aponta cursos mais procurados pela comunidade

EXTENSÃO

Resultado da enquete vai orientar oferta de cursos de extensão, em 2017, pelo campus de Tabuleiro do Norte
última modificação: 08/12/2016 12h20
Marcelo Andrade - Jornalista
Enquete aponta cursos de extensão com maior procura por parte da comunidade jaguaribana (Fonte: Coordenação de Pesquisa e Extensão)

Enquete aponta cursos de extensão com maior procura por parte da comunidade jaguaribana (Fonte: Coordenação de Pesquisa e Extensão)

Os cursos preparatórios para o Enem apresentaram a maior demanda por parte da comunidade jaguaribana, que participou de enquete promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte. O levantamento buscou identificar as principais demandas em relação à oferta de cursos de extensão para 2017. Com 157 votos, 28% do total, os cursos preparatórios para o Enem lideraram a enquete. Em seguida, foram apontados os cursos de Matemática Financeira com 112 votos e de Eletricidade Industrial com 49 votos.

De acordo com Adriano Lima, coordenador de Pesquisa e Extensão do campus de Tabuleiro do Norte, a enquete vai orientar o planejamento da oferta de cursos de extensão. "É muito importante esse feedback, pois é através de consultas como essa que o campus pode ofertar cursos mais direcionados a comunidade e que consiga atingir seu público-alvo de uma forma mais ampla".

A enquete também possibilitou que a comunidade sugerisse cursos que não foram relacionados pela Coordenação de Pesquisa e Extensão. Foram apresentadas demandas por cursos de soldagem, empreendedorismo, energia solar, energia eólica, administração, contabilidade, mecânica industrial, elaboração de projetos fotovoltaicos, saúde e edificações. Na avaliação do coordenador de Pesquisa e Extensão, são cursos que nunca foram ofertados por instituições de ensino na região. "Em 2017, o nosso trabalho também será na tentativa de ofertar esses cursos sugeridos, utilizando nossa estrutura de pessoal e equipamentos ou articulando parcerias com outras instituições de ensino, como os campi de Limoeiro do Norte, Morada Nova e Jaguaruana".

FORMAÇÃO
Os cursos de extensão são ofertados gratuitamente pelos campus de Tabuleiro do Norte e são abertos a comunidade em geral. O processo de inscrição e de seleção de estudantes obedece edital divulgado pela Coordenação de Pesquisa e Extensão. "A tentativa, em 2017, é planejar o início dos novos cursos com antecedência e ofertá-los com ampla divulgação, principalmente, nos canais de comunicação institucional, como o nosso site e a fanpage do campus no Facebook", esclarece Adriano Lima.

 

Resultado final da enquete:
Preparatório para o ENEM (157 votos, 28%)
Matemática Financeira (112 votos, 20%)
Eletricidade Industrial (49 votos, 8,8%)
Inglês Instrumental (43 votos, 7,7%)
AutoCad (40 votos, 7,1%)
Produção de projetos de pesquisas para seleção de mestrado (34 votos, 6,1%)
Manutenção de Computadores (24 votos, 4,2%)
Excel Básico e Avançado (23 votos, 4,1%)
Comandos Elétricos (20 votos, 3,6%)
Outros (18 votos, 3,2%)
Espanhol Básico (16 votos, 2,9%)
Produção de gêneros textuais acadêmicos: artigos, resumo, resenha e pôster (14 votos, 2,5%)
Informática Básica (10 votos, 1,8%)