Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Enquete aponta cursos mais procurados pela comunidade
conteúdo

Notícias

EXTENSÃO

Enquete aponta cursos mais procurados pela comunidade

última modificação: 08/12/2016 12h20
Marcelo Andrade - Jornalista
Resultado da enquete vai orientar oferta de cursos de extensão, em 2017, pelo campus de Tabuleiro do Norte

Os cursos preparatórios para o Enem apresentaram a maior demanda por parte da comunidade jaguaribana, que participou de enquete promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte. O levantamento buscou identificar as principais demandas em relação à oferta de cursos de extensão para 2017. Com 157 votos, 28% do total, os cursos preparatórios para o Enem lideraram a enquete. Em seguida, foram apontados os cursos de Matemática Financeira com 112 votos e de Eletricidade Industrial com 49 votos.

De acordo com Adriano Lima, coordenador de Pesquisa e Extensão do campus de Tabuleiro do Norte, a enquete vai orientar o planejamento da oferta de cursos de extensão. "É muito importante esse feedback, pois é através de consultas como essa que o campus pode ofertar cursos mais direcionados a comunidade e que consiga atingir seu público-alvo de uma forma mais ampla".

A enquete também possibilitou que a comunidade sugerisse cursos que não foram relacionados pela Coordenação de Pesquisa e Extensão. Foram apresentadas demandas por cursos de soldagem, empreendedorismo, energia solar, energia eólica, administração, contabilidade, mecânica industrial, elaboração de projetos fotovoltaicos, saúde e edificações. Na avaliação do coordenador de Pesquisa e Extensão, são cursos que nunca foram ofertados por instituições de ensino na região. "Em 2017, o nosso trabalho também será na tentativa de ofertar esses cursos sugeridos, utilizando nossa estrutura de pessoal e equipamentos ou articulando parcerias com outras instituições de ensino, como os campi de Limoeiro do Norte, Morada Nova e Jaguaruana".

FORMAÇÃO
Os cursos de extensão são ofertados gratuitamente pelos campus de Tabuleiro do Norte e são abertos a comunidade em geral. O processo de inscrição e de seleção de estudantes obedece edital divulgado pela Coordenação de Pesquisa e Extensão. "A tentativa, em 2017, é planejar o início dos novos cursos com antecedência e ofertá-los com ampla divulgação, principalmente, nos canais de comunicação institucional, como o nosso site e a fanpage do campus no Facebook", esclarece Adriano Lima.

 

Resultado final da enquete:
Preparatório para o ENEM (157 votos, 28%)
Matemática Financeira (112 votos, 20%)
Eletricidade Industrial (49 votos, 8,8%)
Inglês Instrumental (43 votos, 7,7%)
AutoCad (40 votos, 7,1%)
Produção de projetos de pesquisas para seleção de mestrado (34 votos, 6,1%)
Manutenção de Computadores (24 votos, 4,2%)
Excel Básico e Avançado (23 votos, 4,1%)
Comandos Elétricos (20 votos, 3,6%)
Outros (18 votos, 3,2%)
Espanhol Básico (16 votos, 2,9%)
Produção de gêneros textuais acadêmicos: artigos, resumo, resenha e pôster (14 votos, 2,5%)
Informática Básica (10 votos, 1,8%)