Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Disciplina inicia projeto de reciclagem de papel
conteúdo

Notícias

Disciplina inicia projeto de reciclagem de papel

GESTÃO E EMPREENDEDORISMO

Iniciativa busca mobilizar a comunidade acadêmica para evitar o desperdício de papel
última modificação: 05/04/2017 12h29
Marcelo Andrade - Jornalista
Caixas para depositar papel para reciclagem foram disponibilizadas em vários setores do campus (Foto: Marcelo Andrade).

Caixas para depositar papel para reciclagem foram disponibilizadas em vários setores do campus (Foto: Marcelo Andrade).

A disciplina de Gestão e Empreendedorismo, do curso de Petróleo e Gás, do campus de Tabuleiro do Norte, está implantando o projeto "Reciclaixa". A iniciativa busca mobilizar servidores e estudantes para o reaproveitamento de papel com o objetivo de reciclá-lo. Como parte do trabalho, foram colocadas várias caixas, nos diversos setores do campus, onde podem ser depositadas folhas de papel sem utilidade.

Conforme a aluna do curso de Petróleo e Gás, Dândara Dayanne, uma das responsáveis pelo projeto, o objetivo é evitar o desperdício e um maior impacto no meio ambiente: "Conversamos e achamos que poderia ser não apenas um trabalho da disciplina, mas que poderia incentivar outras pessoas a apoiarem o projeto". O projeto é orientado pela professora Joceli Noronha.

Pode ser depositado nas caixas papel comum, de diferentes tamanhos, inclusive papel tipo jornal. A recomendação é para que as folhas não estejam amassadas, sujas ou molhadas. "Às sextas-feiras, vamos passar recolhendo para reciclar. Após a reciclagem, as novas folhas vão para a sala do professores para serem utilizadas nas atividades", afirma a aluna.

CONSUMO
Conforme dados da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), o consumo de papel, no Brasil, no ano passado, chegou a 3,6 milhões de toneladas. Para cada tonelada de papel produzida, são necessários de duas a três toneladas de madeira. Além disso, há um elevado consumo de água. Para cada tonelada de celulose produzida, é empregado um volume de 22 a 40 m³ de água.