Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Detran promove ação educativa no campus Tabuleiro do Norte
conteúdo

Notícias

Detran promove ação educativa no campus Tabuleiro do Norte

TRÂNSITO SEGURO

Palestra teve como público-alvo estudantes dos cursos integrados
última modificação: 11/02/2022 10h56
Agente do Detran-CE sensibiliza estudantes para comportamento no trânsito (Foto: Marcelo Andrade)

Agente do Detran-CE sensibiliza estudantes para comportamento no trânsito (Foto: Marcelo Andrade)

A grande maioria dos jovens reunidos, nessa quinta-feira (10), no auditório do IFCE campus Tabuleiro do Norte, ainda não tem idade para conduzirem veículos, mas a responsabilidade por um trânsito seguro já faz parte do dia a dia de cada um deles. Foi com esse ponto de partida que os estudantes das turmas do 1º e 2º anos dos cursos técnicos integrados participaram de uma ação educativa para o trânsito, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), a convite da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE).

Na palestra, os estudantes foram sensibilizados não somente em relação às leis de trânsito, que muitos já conhecem, mas também sobre comportamentos que podem ser adotados para prevenir infrações e acidentes. O pressuposto é que, num futuro próximo, muitos serão condutores e a atitude de cada um vai ser decisiva para um trânsito livre de ocorrências.

"Nós estamos preparando esses jovens para que sejam condutores cidadãos. Estamos pleiteando que cada um tenha uma consciência maior para fazer um trânsito mais seguro. A preservação da vida é o que priorizamos. A gente acredita que a educação para o trânsito é o que pode fazer toda a diferença para um trânsito seguro", afirma Daniel Diógenes, agente de Trânsito e Transportes do Detran-CE.

Conscientizar os estudantes para atitudes responsáveis no trânsito é uma preocupação do IFCE, explica Milena Freitas, coordenadora da CAE. Segundo ela, a utilização de transporte próprio no deslocamento de casa para a escola é algo bastante frequente. "Evitar que acidentes aconteçam, principalmente, nesse retorno às aulas, é o principal foco de nossa ação. Muitos chegaram agora. A gente faz esse alerta", destaca Milena.