Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Comissão dá parecer favorável para curso em Soldagem
conteúdo

Notícias

Comissão dá parecer favorável para curso em Soldagem

NOVO CURSO

Em Tabuleiro, 1ª turma deve iniciar as atividades em 2017, após aprovação do Consup
última modificação: 21/11/2016 11h15
Marcelo Andrade - Jornalista

O campus de Tabuleiro do Norte recebeu parecer favorável da Comissão de Avaliação para implantação do curso técnico em Soldagem. A equipe, formada por docentes do Instituto Federal do Ceará (IFCE), visitou, na última quinta-feira (17), as instalações do campus, onde pôde avaliar a infraestrutura disponível para a implantação do novo curso. Após o parecer, o processo que trata sobre a implantação segue para avaliação, em audiência, pelo Conselho Superior (Consup).

Conforme o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Soldagem, as aulas devem iniciar-se em 2017, com seleção de alunos por meio de Processo Seletivo, na modalidade subsequente, ou seja, para estudantes que já concluíram o Ensino Médio. A previsão é de que, anualmente, sejam ofertadas 30 vagas e que o curso funcione no período da noite. O projeto prevê, ainda, uma carga horária total de 1.740 horas. Com isso, a formação em Soldagem deverá durar, no mínimo, dois anos.

De acordo com Wyllame Gondim, diretor de Ensino do IFCE campus de Tabuleiro do Norte, o campus apresentou uma boa estrutura para abertura do curso, no entanto serão necessários alguns ajustes para adequação às normas do Ministério da Educação. "Durante a vista foram apresentados os laboratórios voltados para o curso Técnico em Soldagem, acervo bibliográfico, salas de aulas e ambientes de circulação comum", explica.

MERCADO
A oferta de curso técnico em Soldagem busca atender, principalmente, uma demanda natural de Tabuleiro do Norte e região, que se consolida como um dos principais polos metalomecânico do interior do Ceará. O coordenador da Comissão de Elaboração do Curso Técnico em Soldagem, professor Allan da Silva Maia, lembra que, após a visita da Comissão de Avaliação, será elaborado um relatório destinado ao Consup. O documento trará informações sobre a viabilidade do curso. "Será realizada uma reunião com o Consup para que haja a defesa do nosso projeto", salienta o docente.

Atualmente, o campus de Tabuleiro do Norte oferta os cursos técnicos em Manutenção Automotiva e Petróleo e Gás. A partir de janeiro de 2017, a instituição vai disponibilizar à comunidade jaguaribana, pela primeira vez, cursos na modalidade integrado para 70 novos alunos oriundos do Ensino Fundamental.