Notícias
Comissão dá parecer favorável para curso em Soldagem
NOVO CURSO
O campus de Tabuleiro do Norte recebeu parecer favorável da Comissão de Avaliação para implantação do curso técnico em Soldagem. A equipe, formada por docentes do Instituto Federal do Ceará (IFCE), visitou, na última quinta-feira (17), as instalações do campus, onde pôde avaliar a infraestrutura disponível para a implantação do novo curso. Após o parecer, o processo que trata sobre a implantação segue para avaliação, em audiência, pelo Conselho Superior (Consup).
Conforme o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Soldagem, as aulas devem iniciar-se em 2017, com seleção de alunos por meio de Processo Seletivo, na modalidade subsequente, ou seja, para estudantes que já concluíram o Ensino Médio. A previsão é de que, anualmente, sejam ofertadas 30 vagas e que o curso funcione no período da noite. O projeto prevê, ainda, uma carga horária total de 1.740 horas. Com isso, a formação em Soldagem deverá durar, no mínimo, dois anos.
De acordo com Wyllame Gondim, diretor de Ensino do IFCE campus de Tabuleiro do Norte, o campus apresentou uma boa estrutura para abertura do curso, no entanto serão necessários alguns ajustes para adequação às normas do Ministério da Educação. "Durante a vista foram apresentados os laboratórios voltados para o curso Técnico em Soldagem, acervo bibliográfico, salas de aulas e ambientes de circulação comum", explica.
MERCADO
A oferta de curso técnico em Soldagem busca atender, principalmente, uma demanda natural de Tabuleiro do Norte e região, que se consolida como um dos principais polos metalomecânico do interior do Ceará. O coordenador da Comissão de Elaboração do Curso Técnico em Soldagem, professor Allan da Silva Maia, lembra que, após a visita da Comissão de Avaliação, será elaborado um relatório destinado ao Consup. O documento trará informações sobre a viabilidade do curso. "Será realizada uma reunião com o Consup para que haja a defesa do nosso projeto", salienta o docente.
Atualmente, o campus de Tabuleiro do Norte oferta os cursos técnicos em Manutenção Automotiva e Petróleo e Gás. A partir de janeiro de 2017, a instituição vai disponibilizar à comunidade jaguaribana, pela primeira vez, cursos na modalidade integrado para 70 novos alunos oriundos do Ensino Fundamental.