Notícias
Comissão avalia implantação de curso em Comércio
TABULEIRO DO NORTE
O campus de Tabuleiro do Norte recebe, nesta sexta-feira (5), a Comissão de Avaliação para implantação do curso técnico subsequente em Comércio. Trata-se do primeiro curso na área de Gestão e Negócios ofertado pelo campus, que já disponibiliza à comunidade os técnicos em Manutenção Automotiva, Petróleo e Gás e Soldagem. A visita é uma das etapas que antecedem a aprovação e a implantação de novos cursos.
Na oportunidade, a Comissão vai averiguar toda a estrutura do campus, como laboratórios, salas de aula, biblioteca, dentre outros. O diretor-geral do campus, professor Sildemberny Souza, lembra que se trata do primeiro curso fora do eixo da Indústria, o que reforça o compromisso do IFCE com a implantação de novos cursos e, consequentemente, a ampliação da oferta de vagas. "Nós não vamos parar por aí, nós pretendemos avançar no bacharelado em Administração", comenta o diretor-geral.
O projeto pedagógico do curso técnico em Comércio prevê a oferta anual de 40 vagas, no turno noturno, com duração mínima de dois anos. No total, a carga horária será de 1.300 horas. Um das principais finalidades do curso é habilitar a mão de obra local com o objetivo de melhorar os serviços do comércio. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referentes a janeiro de 2017, o comércio é responsável por 551 postos de trabalho em Tabuleiro do Norte. No Baixo Jaguaribe, são 6.134 trabalhadores empregados no segmento. Há, ainda, no município, 348 empresas e na região são mais de 3.900 estabelecimentos.
O curso técnico em Comércio foi uma das demandas da comunidade apresentada durante audiência pública, realizada em 27 de maio de 2015. Neste ano, o campus de Tabuleiro do Norte iniciou a oferta do curso técnico em Soldagem, com 30 vagas anuais.