Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Campus Tabuleiro do Norte passa a contar com usina fotovoltaica
conteúdo

Notícias

Campus Tabuleiro do Norte passa a contar com usina fotovoltaica

INFRAESTRUTURA

Investimento deve resultar numa economia de até 66% na conta mensal de luz
última modificação: 15/09/2020 09h14
Quase 300 placas fotovoltaicas foram instaladas no campus Tabuleiro do Norte.

Quase 300 placas fotovoltaicas foram instaladas no campus Tabuleiro do Norte.

Em breve, o Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte, vai passar a gerar parte da energia que necessita para manter laboratórios, salas de aulas, serviços administrativos e equipamentos em pleno funcionamento. O campus está recebendo seis usinas fotovoltaicas, formadas por 294 placas solares, que juntas têm a capacidade de 110,88KWp. Essa geração é capaz de reduzir em até 66% a conta mensal de energia elétrica da unidade.

O investimento na instalação da usina no campus Tabuleiro do Norte chega a R$441 mil. O projeto integra um pacote de investimentos, da Reitoria do IFCE, em todos os campi da instituição (com exceção dos campi avançados), totalizando R$9,1 milhões em geração de energia limpa e sustentável.

Todos os painéis foram alocados no telhado dos blocos administrativo e didático do campus. Os equipamentos contam com eficiência de 25 anos. Com a economia na conta mensal de energia elétrica, a estimativa é a de que o investimento na geração própria de energia solar se pague (pay back) em menos de quatro anos.

Conforme o diretor-geral do campus Tabuleiro do Norte, professor Sildemberny Souza, todos os equipamentos necessários para iniciar a geração já estão instalados. "Nós estamos com um processo junto a Enel, para aumentar a demanda contratada, conforme orientação da engenharia, e, também, para realizar a ligação do nosso sistema de geração com o sistema de distribuição da Enel. Em breve, a empresa que ganhou a ligação deve retornar ao campus para realizar a ligação e iniciarmos o processo de geração da nossa energia".

Marcelo Andrade - campus Tabuleiro do Norte