Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Campus Tabuleiro do Norte participa do Siará Tech Summit
conteúdo

Notícias

Campus Tabuleiro do Norte participa do Siará Tech Summit

INOVAÇÃO

Pesquisadores vão expor quatro projetos desenvolvidos no Vale do Jaguaribe
última modificação: 06/11/2023 13h28

Como instituição integrante do ecossistema de inovação do Vale do Jaguaribe, o Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte, estará presente no Siará Tech Summit 2023, evento promovido pelo Sebrae Ceará, de 7 a 8 de outubro, no Centro de Eventos, em Fortaleza. Pesquisadores envolvidos em quatro projetos desenvolvidos na unidade de ensino estarão presentes com a finalidade de apresentá-los e buscar parcerias para o desenvolvimento das inovações.

Os projetos vão desde iniciativas de incentivo ao desenvolvimento econômico local até tecnologias para ajudar produtores rurais. A startup "Mercadim" é um exemplo disso. A plataforma de marketplace desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa, Inovação e Software (Lapis) tem como foco o comércio local. Ao desenvolvê-la, pesquisadores do IFCE pensaram em conectar empreendedores locais, produtores rurais e consumidores, criando uma verdadeira feirinha on-line, conectando vendedores e compradores.

Outro projeto é um separador de acerolas por cor. Durante a pesquisa, identificou-se que os produtores de acerola orgânica do Tabuleiro de Russas realizam a separação de acerolas vermelhas e verdes de forma manual. A partir dessa dor, buscou-se trabalhar no protótipo de um separador, que tenha uma tecnologia de automação embarcada e que permita a separação das acerolas pela coloração da casca de maneira eficiente.

Outra tecnologia que será apresentada é o Smart Monitor, um software que permite o monitoramento em tempo real do consumo de água. O projeto já está em operação e possibilita um controle mais eficiente do consumo do recurso hídrico. Também na área de monitoramento há o Painel Covid-19, que foi desenvolvido com o objetivo de cadastrar casos da doença em municípios brasileiros, utilizando georreferenciamento. O projeto pode ser replicado em outras áreas, como para o controle de zoonoses.

"A inserção do IFCE no ambiente de inovação é de suma importância, considerando, principalmente, a capilaridade da instituição no Ceará. Na verdade, há uma rede de desenvolvimento de projetos onde a inovação está no cerne. No Vale do Jaguaribe, são seis campi. É importante contribuirmos para o desenvolvimento das regiões onde estamos inseridos", afirma o diretor-geral do campus Tabuleiro do Norte, Sildemberny Souza.

IFCE NO SIARÁ TECH SUMMIT 2023
7 e 8 de novembro 
Centro de Eventos