Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Campus Tabuleiro do Norte celebra 10 anos

Campus Tabuleiro do Norte celebra 10 anos

COMEMORAÇÕES

Em 2012, campus avançado de Tabuleiro do Norte foi criado
última modificação: 25/04/2022 17h11

O Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte, comemora, na próxima quarta-feira, 27 de abril, 10 anos de criação da unidade. Este será o primeiro momento, de uma série de ações planejadas para 2022, com a finalidade de celebrar uma década de educação profissional e tecnológica no Vale do Jaguaribe. A celebração ocorrerá em dois momentos, às 9h30 e às 20h, e será restrita ao público interno (estudantes, servidores e terceirizados).

O campus avançado Tabuleiro do Norte, na época ligado ao campus Limoeiro do Norte, foi criado em 17 de abril de 2012. Somente um ano depois, em abril de 2013, o campus ganhou autonomia. Os primeiros passos da unidade foram dados com a oferta dos cursos técnicos em Manutenção Automotiva e em Petróleo e Gás, além de investimentos para a construção de um bloco didático e do Centro de Inclusão Digital (CID).

Na última década, a unidade do IFCE em Tabuleiro do Norte acumula 1.680 matrículas abertas em cursos técnicos, 102 em curso de nível superior e 70 em pós-graduação. Para o mercado, a unidade já formou 540 profissionais. Atualmente, 460 estudantes estão matriculados nos oito cursos ofertados pelo campus.

Campus Tabuleiro do Norte celebra 10 anos

Apesar da curta jornada, o campus Tabuleiro do Norte acumula marcos significativos. A unidade foi responsável por ofertar o primeiro curso superior de Tabuleiro do Norte. Também foi a primeira instituição a proporcionar à comunidade tabuleirense uma pós-graduação gratuita presencial.

"Gratidão IFCE pela oportunidade de fazer parte dessa história", Hildeny Correa, estudante da Licenciatura em Letras

O pioneirismo do IFCE em Tabuleiro do Norte também se confunde com a trajetória de seus estudantes. É o caso de Hildeny Correa, aluna da primeira turma da Licenciatura em Letras. "Sempre foi um sonho cursar o Ensino Superior. E, realizando esse sonho, também fui presenteada por ser parte da primeira turma aqui de Tabuleiro do Norte. As experiências e trocas vividas são inexplicáveis. Gratidão IFCE pela oportunidade de fazer parte dessa história", relata a estudante.

INVESTIMENTOS

A trajetória do campus de constante crescimento na oferta de cursos, no número de estudantes e no fomento de oportunidades em toda a região jaguaribana, demandou constantes investimentos para a ampliação da infraestrutura.

Nos últimos anos, passos significativos foram registrados, com o aporte de recursos via emenda parlamentar e recursos oriundos do orçamento próprio do IFCE. Entre as obras mais recentes, estão uma nova área de convivência, um novo refeitório, um novo bloco com quatro salas de aula, a expansão e urbanização do estacionamento na lateral direita do campus e a tão sonhada quadra poliesportiva.

"Ao longo dos 10 anos do IFCE campus Tabuleiro do Norte, obtivemos um aporte financeiro de cerca de R$ 5,5 milhões oriundo de emendas parlamentares, que somados aos investimentos feitos pela Reitoria do IFCE, vêm conferindo ao campus, um local de formação cidadã e profissional. Esse aporte vem sendo fundamental para que possamos aprimorar a qualidade das nossas ações, sobretudo, no que tange ao ensino", comenta Sildemberny Souza, diretor-geral da unidade.

CÂMARA MUNICIPAL
Ainda como parte da programação alusiva aos 10 anos do IFCE campus Tabuleiro do Norte, a direção-geral da unidade vai ocupar a tribuna da Câmara Municipal de Tabuleiro do Norte, na sessão agendada, para esta quinta-feira, 28 de abril, a partir das 8h da manhã, a fim de tratar do marco temporal, apresentando um balanço das contribuições do IFCE para o município, bem como os desafios que ainda se apresentam. A sessão é aberta à comunidade.

PARTICIPE!
Solenidade comemorativa 10 anos do IFCE campus Tabuleiro do Norte
Data: 27 de abril
Horário: 9h30 (para as turmas dos cursos Integrado e Superior) e 20h (para as turmas dos cursos Subsequente e Especialização)