Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Campus apresenta projetos a instituições locais

Campus apresenta projetos a instituições locais

TABULEIRO DO NORTE

Reunião contou com a presença da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da FIEC, SIMEC e Sine/IDT
última modificação: 12/07/2017 09h40
Marcelo Andrade - Jornalista
Durante a reunião, foram apresentados cursos e os novos projetos do campus Tabuleiro do Norte.

O Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte, realizou, nessa terça-feira (11), reunião com instituições locais para apresentação do portfólio de cursos disponíveis para a comunidade. Na ocasião, também foram apresentados os projetos de novos cursos, que a unidade busca implantar no curto prazo. Participaram do encontro representantes do Município, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Ceará (Simec) e do Sine/IDT.

Conforme o diretor-geral do campus, professor Sildemberny Souza, o encontro teve o objetivo de estreitar a parceria com as instituições, tendo como finalidade ampliar a oferta de cursos para a comunidade tabuleirense e jaguaribana. "Nós formamos alunos. Nossos egressos vão atuar no mercado de trabalho. Chamar as entidades que, futuramente, vão trabalhar com nossos egressos, é estratégico. Nossos parceiros instituições compartilharam visões sobre os nossos cursos e o que eles vislumbram sobre o que o IFCE pode ofertar", comentou o diretor-geral ao final da reunião.

Durante o encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Tabuleiro do Norte, Rafael Maia, explicou que o município foi contemplado com uma área, cedida pelo Governo do Estado, para a instalação de empresas do segmento metalomecânico. Ele destacou que a expectativa é atrair indústrias, o que vai requisitar mão de obra qualificada. "O Governo do Estado está destinando R$10 milhões só para instalação do polo metalomecânico, fora as empresas que vão vir e a infraestrutura. Não é uma oportunidade que podemos perder. O IFCE é um parceiro forte nisso", assegurou.

Maia reforçou, ainda, que o município apresenta uma demanda por cursos na área de Administração, com a finalidade de atender empreendedores locais. "Quando estivemos reunidos com o Governo do Estado, durante as primeiras reuniões, eles pediram que Tabuleiro do Norte contassem com um curso na área de Administração. Diante disso, entramos em contato com o IFCE, que, prontamente, identificou essa demanda".

DEFICIT
Outra instituição convidada para participar da reunião foi o Sine/IDT, gerência de Limoeiro do Norte. O órgão apontou quais áreas apresentam deficit de mão de obra na região, configurando-se, assim, em entraves para o desenvolvimento da economia local, como é o caso de profissionais da área de Tecnologia da Informação.

Já o gerente regional da FIEC, Robertson Lima, destacou a escassez de profissionais que possam atender às empresas locais em áreas como Automação, Eletromecânica e Engenharia de Produção. O representante local do setor industrial avaliou como essencial a criação de parcerias entre o IFCE e setores produtivos, visando ao desenvolvimento local. "Quando se pensa numa reunião para criar estratégias e até trazer cursos para atender a demanda, é muito salutar. A FIEC tem total interesse de firmar essas parcerias. A região do Vale do Jaguaribe sente a necessidade desse apoio".

OFERTA
Atualmente, o campus Tabuleiro do Norte oferta cursos técnicos de Manutenção Automotiva, Petróleo e Gás e Soldagem, nas modalidades integrado e subsequente. A unidade conta com mais de 200 alunos regularmente matriculados, atendendo moradores de Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Limoeiro do Norte e demais cidades do Vale do Jaguaribe.