Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Aprovado novo curso para Tabuleiro do Norte
conteúdo

Notícias

Aprovado novo curso para Tabuleiro do Norte

SOLDAGEM

Conselho Superior autorizou a criação do curso técnico em Soldagem. Serão ofertadas 60 vagas anuais por meio de processo seletivo
última modificação: 30/01/2017 10h40
Marcelo Andrade - Jornalista
Apresentação do projeto de criação do novo curso de Soldagem, durante reunião do Consup (Foto: Marcelo Andrade)

Apresentação do projeto de criação do novo curso de Soldagem, durante reunião do Consup (Foto: Marcelo Andrade)

O município de Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, vai passar a contar com o primeiro curso técnico em Soldagem ofertado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) em todo o estado. A criação do novo curso foi aprovada, nesta segunda-feira (30), durante reunião do Conselho Superior (Consup) do IFCE, ocorrido na Reitoria, em Fortaleza. As vagas para o novo curso devem ser disponibilizadas em processo seletivo realizado pelo campus de Tabuleiro do Norte, para modalidade subsequente, ou seja, para estudantes que já concluíram o ensino médio.

A criação do curso técnico de Soldagem, em Tabuleiro do Norte, busca atender a uma demanda da região, que conta com um expressivo polo metalomecânico. Uma das atividades indutoras desse polo é o parque de manutenção automotiva, instalado no município. Tradicionalmente, Tabuleiro do Norte é conhecida como "Terra dos Caminhoneiros". Segundo o professor de soldagem Allan da Silva Maia, apesar de ser uma referência na oferta de serviços complementares ao segmento automotivo, a região carece de profissionais capacitados. "O soldador que solda há 10 anos não tem uma qualificação para lidar com processos mais avançados", esclarece o docente.

A atividade de soldagem está presente na fabricação de uma ampla gama de produtos, desde a montagem de navios até a produção de componentes para computadores. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, referentes a janeiro de 2016, apontam que a indústria de transformação instalada na microrregião do Baixo Jaguaribe dispõe de cerca de nove mil postos de trabalho formais. Em Tabuleiro do Norte, são 360 vagas. Já no Ceará, são mais de 248 mil trabalhadores empregados no segmento.

Conforme a proposta aprovada durante a reunião do Consup, está prevista a oferta anual de 60 vagas. As aulas ocorrerão no período da noite e o curso terá uma duração mínima de dois anos. Com isso, o campus de Tabuleiro do Norte será o primeiro a ofertar a formação em soldagem entre os campi do IFCE. Toda a estrutura para o novo curso foi entregue à comunidade tabuleirense em dezembro passado, durante solenidade de inauguração do novo bloco de laboratórios.

DESENVOLVIMENTO
Na avaliação do professor de soldagem Allan da Silva Maia, a instalação do novo curso técnico em Soldagem no campus de Tabuleiro do Norte vai impactar, significativamente, a economia da região. Ele argumenta que as indústrias instaladas na região vão ganhar competitividade: "É o primeiro curso de soldagem do estado. O Ceará tem o costume de importar profissionais. Eu mesmo já trabalhei numa empresa onde muitos soldadores vinham do Rio de Janeiro ganhando até seis mil reais".

Durante a apresentação do novo curso, o reitor do IFCE, Virgílio Augusto Sales Araripe, lembrou que a nova formação ofertada pelo campus de Tabuleiro do Norte dará subsídios para o desenvolvimento de atividades econômicas tradicionais: "Estamos resgatando um histórico de atividades econômicas de vários municípios. Isso mostra, cada vez mais, que a formação é essencial para atuação nessas áreas. O curso de soldagem vem reforçar o polo metalomecânico da região, que é conhecido nacionalmente".

Assunto(s): Educação