Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Alunos de turmas para o Enem são selecionados no Sisu
conteúdo

Notícias

Alunos de turmas para o Enem são selecionados no Sisu

EXTENSÃO

Os estudantes participaram dos cursos de extensão ofertados pelo campus de Tabuleiro do Norte
última modificação: 22/02/2017 17h02
Marcelo Andrade - Jornalista

Pelo menos cinco alunos, que participaram, em 2016, das turmas dos cursos de extensão em Redação, Inglês e Espanhol para o Enem, ofertados pela Coordenação de Pesquisa e Extensão, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Tabuleiro do Norte, foram selecionados, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), para cursos superiores em universidades públicas.

Ana Jéssica Costa Delfino foi selecionada para o curso de Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC). O sonho, que parecia distante, concretizou-se após muito esforço. A universitária faz questão de lembrar da dedicação aos estudos, quando acordava às cinco horas da manhã e cumpria uma jornada que incluia estágio, aulas e o curso de extensão de Redação para o Enem. "Eu faria tudo de novo. O curso de redação foi maravilhoso para mim. As aulas foram imprescindíveis. A correção da redação era muito detalhada. A gente escrevia, o professor corrigia e depois reescrevia. A gente percebia como pequenas coisas podiam mudar a nossa nota".

Outro estudante que está ingressando na UFC é João Alesson Vidal da Silva. Ele participou de três cursos ofertados pelo campus de Tabuleiro do Norte e, agora, comemora o ingresso no curso de História. O sorriso não esconde a satisfação de quem planeja, no futuro, ser professor e repassar conhecimento para novas gerações. "A partir do segundo ano, eu fui inclinando para a área das humanas. Eu percebi que, quando ajudava meus colegas nos estudos, eu ficava muito feliz".

O mesmo desejo de lecionar é compartilhado por Jaíne Ferreira de Lima, que está ingressando no curso de Matemática da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Quando questionada sobre qual o segredo para ingressar numa instituição pública de ensino superior, a jovem lembra da dedicação no dia a dia. "Eu nunca fui pra prova sem saber da matéria. Sempre me aprofundei no assunto. O importante é a gente chegar em casa e estudar o que foi dado na escola".

Para o estudante Leandro Maia Alencar Menezes, os preparativos para a nova jornada como universitário já iniciaram. Ele vai morar em Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde fica a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). O jovem é um dos selecionados para o curso de Ciência e Tecnologia da instituição. "Minha primeira opção de curso foi Engenharia Civil, na UFC, em Russas, na qual fiquei na lista de espera e a segunda opção foi em C&T, na Ufersa, no qual fui aprovado".

Quem também vai estudar no estado vizinho é Rafael Cláuber da Silva Maia, que optou pelo curso de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Ele conta que o ensino médio foi o momento de definir qual carreira seguir. Após descartar engenharia, preferiu uma profissão relacionada à área da saúde. A qualidade do ensino ofertado no campus de Tabuleiro do Norte surpreendeu o estudante. "Na primeira vez que vim, fiquei impressionado com a capacidade do professor. Foi de grande proveito o curso. Eu recomendo".

Conforme balanço da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão do campus de Tabuleiro do Norte, entre março de 2016 e fevereiro de 2017, foram ofertados à comunidade 24 cursos de extensão, entre eles Redação do Enem, Curso Intensivo de Espanhol para o Enem, Curso Intensivo de Inglês para o Enem e Argumentação na Redação do Enem.

Assunto(s): Educação