Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Campus Tabuleiro do Norte > Cursos em Tabuleiro > Pós-graduação > Especialização em Teoria, Metodologia e Práticas de Ensino
conteúdo

DADOS GERAIS

Nome do curso: Teoria, Metodologia e Práticas de Ensino
Classificação: Especialização
Área do conhecimento: Educação / Interdisciplinar
Modalidade de oferta: Presencial
Local de realização das aulas: IFCE campus de Tabuleiro do Norte
Carga horária: Presencial: 420h
Duração: 18 meses
Turno: Diurno/Vespertino/Noturno
Periodicidade das aulas: Disciplinas ministradas mensalmente; as aulas com periodicidade quinzenal; aulas realizadas preferencialmente nos dias de quinta e sexta à noite e aos sábados pela manhã e à tarde. As atividades práticas poderão ser agendadas em quaisquer dias letivos. As disciplinas teóricas são de 30h, somando 300h; as disciplinas de prática docente perfazem um total de 60h; será computada ainda carga horária para orientação, pesquisa e produção do TCC para os quais o discente destinará 60h. O curso totalizará 420h.
Número de vagas ofertadas: Mínimo: 15 / Máximo: 40
Telefone institucional do curso: (85) 3401-2282
E-mail institucional do curso: posgrad.tabuleiro@ifce.edu.br
Responsável técnico pelo curso: 
E-mail institucional do responsável pelo curso: 

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral

Promover a formação em nível de pós-graduação lato sensu para professores, egressos dos cursos de licenciaturas e outros profissionais que lidam com processos de ensino/aprendizagem.

Objetivos Específicos

  • Possibilitar a atualização de egressos e professores acerca das discussões teóricas e metodológicas das práticas de ensino;
  • Aprofundar a qualificação de profissionais que lidam com processos didáticos em diferentes áreas do conhecimento e níveis do saber;
  • Propiciar a construção de saberes e práticas para transformação da atuação docente através do acesso às novas linguagens e tecnologias;
  • Estimular a pesquisa como fundamento da atividade docente;
  • Promover a pesquisa acadêmica e a publicação científica sobre as discussões e as práticas inerentes aos processos de ensino-aprendizagem;
  • Capacitar os professores para que possam atuar, eficientemente, no uso de metodologias específicas de suas áreas do conhecimento;
  • Desenvolver capacidades cognitivas e habilidades práticas para atuar na educação, na perspectiva de um agente social transformador.


PERFIL DO EGRESSO

Egressos do Curso de Especialização deverão atuar de modo mais qualificado nas aulas, aprofundando pesquisas e demais atividades acadêmicas em áreas como Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Biologia, Física, Química, Matemática, Letras e Pedagogia. Serão professores tanto da rede pública quanto do sistema privado de ensino que atuarão como profissionais que conhecem com mais propriedade as temáticas, os problemas e as potencialidades relacionadas ao ensino. Serão, portanto, sujeitos capazes de lidar cotidianamente com reflexões e práticas docentes diversas.

Ao concluir o curso, os egressos do Curso de Pós-graduação em Teoria, Metodologia e Práticas de Ensino serão capazes de: conhecer e contrapor diferentes concepções teóricas e práticas de ensino; realizar pesquisas sistemáticas como fundamento das atividades docentes em diferentes níveis de ensino; conhecer e aplicar metodologias científicas especifica inerentes aos processos de ensino-aprendizagem da sua área de conhecimento; utilizar adequadamente as novas linguagens e tecnologias aplicadas em sala de aula e/ou outros espaços e situações pedagógicas; elaborar materiais didáticos eficientes de acordo com metodologias específicas de sua área de atuação; desenvolver capacidades cognitivas para atuar na educação, na perspectiva de um agente social transformador da realidade.

MATRIZ CURRICULAR


Componentes curriculares do curso de Especialização

DisciplinaCódigoCH   N° de Crédito
História Geral da Educação ESP001 30h 2
Fundamentos Filosóficos EducaçãoESP00230h2
Políticas Públicas de EnsinoESP00330h2
Tendências para a educação no Brasil: ensino afro-brasileiro, indígena e educação inclusivaESP00430h2
Teorias da AprendizagemESP00530h2
Gestão Democrática e Projeto Político-PedagógicoESP00630h2
Formação, Currículo e AvaliaçãoESP00730h2
Metodologia da Pesquisa CientíficaESP00830h2
Tópicos Especiais I: Novas TecnologiasESP00930h2
Tópicos Especiais II: Produção de Material DidáticoESP01030h2
Práticas de Ensino
Módulo I: Práticas de Ensino nas Ciências Humanas
Módulo II: Práticas de Ensino na Matemática e nas Ciências da Natureza
ESP01160h4
Pesquisa, orientação e produção de Artigo/TCC60h4
TOTAL420h28


DOCENTES DO CURSO 

PROFESSOR(A)ÁREACURRÍCULO LATTES
Carlos Eduardo Ferreira da CruzLíngua Portuguesahttp://lattes.cnpq.br/5563330565875768
Carolina de Lima e MouraQuímica Geralhttp://lattes.cnpq.br/4628645976577217
Cristiane da Cruz SantosLíngua Inglesahttp://lattes.cnpq.br/5962782313209283
Estevam Dedalus Pereira de Aguiar MendesSociologia Geralhttp://lattes.cnpq.br/8529826488524809
Fátima Ingrid Bezerra BonfimLíngua Portuguesahttp://lattes.cnpq.br/1754199573724039
Geraldo Venceslau de Lima JúniorLibrashttp://lattes.cnpq.br/4152548215829851
Jonnata Fernandes de OliveiraBiologia Geralhttp://lattes.cnpq.br/0996900241138853
Jório Correa de Cunha FilhoLíngua Inglesahttp://lattes.cnpq.br/8002187269255670
José Gilson Sombra SaraivaFísica da Matéria Condensada
Larissa Pinheiro XavierLíngua Portuguesahttp://lattes.cnpq.br/4822680325612021
Leiliana Rebouças FreireFundamentos da Educação, Política e Gestão Educacionalhttp://lattes.cnpq.br/9092341563288332
Leonardo Castro VieiraLíngua Portuguesahttp://lattes.cnpq.br/0647664326895976
Leopoldina Ramos de FreitasLíngua Inglesahttp://lattes.cnpq.br/4642329397639739
Marcelo Nobre dos Santos BeserraFísica Geral e Experimentalhttp://lattes.cnpq.br/4319142192009140
Maria da Conceição da Silva RodriguesHistória Geral, da América, do Brasil, do Ceará e da Artehttp://lattes.cnpq.br/5953996723851549
Maria Irani Mendes MaiaCurrículo e Estudos Aplicados ao Ensino e Aprendizagemhttp://lattes.cnpq.br/5467817921026011
Renivaldo Sodré de SenaAnálisehttp://lattes.cnpq.br/0186567001568414
Ritacy de Azevedo TelesLíngua Portuguesahttp://lattes.cnpq.br/8159774181739097
Rodolfo Anderson Damasceno GoisGeografia Humanahttp://lattes.cnpq.br/9232744606758940
Robson Campanerut da SilvaSociologia Geralhttp://lattes.cnpq.br/4049889293519164
Walysson Gomes PereiraQuímica Geralhttp://lattes.cnpq.br/1504452641114376


FORMA DE INGRESSO

O ingresso nos cursos de pós-graduação lato sensu dar-se-á por processo seletivo público normatizado por edital, amplamente divulgado e acessível no site oficial do IFCE, determinando o número de vagas e as condições relativas à inscrição, seleção de candidatos e matrícula. O processo seletivo a ser publicado no link: CLIQUE AQUI.

PERIODICIDADE DA OFERTA 

A oferta do curso ocorre bianualmente, à critério da administração.