DADOS GERAIS
Nome do curso: Teoria, Metodologia e Práticas de Ensino
Classificação: Especialização
Área do conhecimento: Educação / Interdisciplinar
Modalidade de oferta: Presencial
Local de realização das aulas: IFCE campus de Tabuleiro do Norte
Carga horária: Presencial: 420h
Duração: 18 meses
Turno: Diurno/Vespertino/Noturno
Periodicidade das aulas: Disciplinas ministradas mensalmente; as aulas com periodicidade quinzenal; aulas realizadas preferencialmente nos dias de quinta e sexta à noite e aos sábados pela manhã e à tarde. As atividades práticas poderão ser agendadas em quaisquer dias letivos. As disciplinas teóricas são de 30h, somando 300h; as disciplinas de prática docente perfazem um total de 60h; será computada ainda carga horária para orientação, pesquisa e produção do TCC para os quais o discente destinará 60h. O curso totalizará 420h.
Número de vagas ofertadas: Mínimo: 15 / Máximo: 40
Telefone institucional do curso: (85) 3401-2282
E-mail institucional do curso: posgrad.tabuleiro@ifce.edu.br
Responsável técnico pelo curso:
E-mail institucional do responsável pelo curso:
OBJETIVOS DO CURSO
Objetivo Geral
Promover a formação em nível de pós-graduação lato sensu para professores, egressos dos cursos de licenciaturas e outros profissionais que lidam com processos de ensino/aprendizagem.
Objetivos Específicos
- Possibilitar a atualização de egressos e professores acerca das discussões teóricas e metodológicas das práticas de ensino;
- Aprofundar a qualificação de profissionais que lidam com processos didáticos em diferentes áreas do conhecimento e níveis do saber;
- Propiciar a construção de saberes e práticas para transformação da atuação docente através do acesso às novas linguagens e tecnologias;
- Estimular a pesquisa como fundamento da atividade docente;
- Promover a pesquisa acadêmica e a publicação científica sobre as discussões e as práticas inerentes aos processos de ensino-aprendizagem;
- Capacitar os professores para que possam atuar, eficientemente, no uso de metodologias específicas de suas áreas do conhecimento;
- Desenvolver capacidades cognitivas e habilidades práticas para atuar na educação, na perspectiva de um agente social transformador.
PERFIL DO EGRESSO
Egressos do Curso de Especialização deverão atuar de modo mais qualificado nas aulas, aprofundando pesquisas e demais atividades acadêmicas em áreas como Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Biologia, Física, Química, Matemática, Letras e Pedagogia. Serão professores tanto da rede pública quanto do sistema privado de ensino que atuarão como profissionais que conhecem com mais propriedade as temáticas, os problemas e as potencialidades relacionadas ao ensino. Serão, portanto, sujeitos capazes de lidar cotidianamente com reflexões e práticas docentes diversas.
Ao concluir o curso, os egressos do Curso de Pós-graduação em Teoria, Metodologia e Práticas de Ensino serão capazes de: conhecer e contrapor diferentes concepções teóricas e práticas de ensino; realizar pesquisas sistemáticas como fundamento das atividades docentes em diferentes níveis de ensino; conhecer e aplicar metodologias científicas especifica inerentes aos processos de ensino-aprendizagem da sua área de conhecimento; utilizar adequadamente as novas linguagens e tecnologias aplicadas em sala de aula e/ou outros espaços e situações pedagógicas; elaborar materiais didáticos eficientes de acordo com metodologias específicas de sua área de atuação; desenvolver capacidades cognitivas para atuar na educação, na perspectiva de um agente social transformador da realidade.
MATRIZ CURRICULAR
Componentes curriculares do curso de Especialização | |||
Disciplina | Código | CH | N° de Crédito |
História Geral da Educação | ESP001 | 30h | 2 |
Fundamentos Filosóficos Educação | ESP002 | 30h | 2 |
Políticas Públicas de Ensino | ESP003 | 30h | 2 |
Tendências para a educação no Brasil: ensino afro-brasileiro, indígena e educação inclusiva | ESP004 | 30h | 2 |
Teorias da Aprendizagem | ESP005 | 30h | 2 |
Gestão Democrática e Projeto Político-Pedagógico | ESP006 | 30h | 2 |
Formação, Currículo e Avaliação | ESP007 | 30h | 2 |
Metodologia da Pesquisa Científica | ESP008 | 30h | 2 |
Tópicos Especiais I: Novas Tecnologias | ESP009 | 30h | 2 |
Tópicos Especiais II: Produção de Material Didático | ESP010 | 30h | 2 |
Práticas de Ensino Módulo I: Práticas de Ensino nas Ciências Humanas Módulo II: Práticas de Ensino na Matemática e nas Ciências da Natureza | ESP011 | 60h | 4 |
Pesquisa, orientação e produção de Artigo/TCC | 60h | 4 | |
TOTAL | 420h | 28 |
DOCENTES DO CURSO
PROFESSOR(A) | ÁREA | CURRÍCULO LATTES |
Carlos Eduardo Ferreira da Cruz | Língua Portuguesa | http://lattes.cnpq.br/5563330565875768 |
Carolina de Lima e Moura | Química Geral | http://lattes.cnpq.br/4628645976577217 |
Cristiane da Cruz Santos | Língua Inglesa | http://lattes.cnpq.br/5962782313209283 |
Estevam Dedalus Pereira de Aguiar Mendes | Sociologia Geral | http://lattes.cnpq.br/8529826488524809 |
Fátima Ingrid Bezerra Bonfim | Língua Portuguesa | http://lattes.cnpq.br/1754199573724039 |
Geraldo Venceslau de Lima Júnior | Libras | http://lattes.cnpq.br/4152548215829851 |
Jonnata Fernandes de Oliveira | Biologia Geral | http://lattes.cnpq.br/0996900241138853 |
Jório Correa de Cunha Filho | Língua Inglesa | http://lattes.cnpq.br/8002187269255670 |
José Gilson Sombra Saraiva | Física da Matéria Condensada | |
Larissa Pinheiro Xavier | Língua Portuguesa | http://lattes.cnpq.br/4822680325612021 |
Leiliana Rebouças Freire | Fundamentos da Educação, Política e Gestão Educacional | http://lattes.cnpq.br/9092341563288332 |
Leonardo Castro Vieira | Língua Portuguesa | http://lattes.cnpq.br/0647664326895976 |
Leopoldina Ramos de Freitas | Língua Inglesa | http://lattes.cnpq.br/4642329397639739 |
Marcelo Nobre dos Santos Beserra | Física Geral e Experimental | http://lattes.cnpq.br/4319142192009140 |
Maria da Conceição da Silva Rodrigues | História Geral, da América, do Brasil, do Ceará e da Arte | http://lattes.cnpq.br/5953996723851549 |
Maria Irani Mendes Maia | Currículo e Estudos Aplicados ao Ensino e Aprendizagem | http://lattes.cnpq.br/5467817921026011 |
Renivaldo Sodré de Sena | Análise | http://lattes.cnpq.br/0186567001568414 |
Ritacy de Azevedo Teles | Língua Portuguesa | http://lattes.cnpq.br/8159774181739097 |
Rodolfo Anderson Damasceno Gois | Geografia Humana | http://lattes.cnpq.br/9232744606758940 |
Robson Campanerut da Silva | Sociologia Geral | http://lattes.cnpq.br/4049889293519164 |
Walysson Gomes Pereira | Química Geral | http://lattes.cnpq.br/1504452641114376 |
FORMA DE INGRESSO
O ingresso nos cursos de pós-graduação lato sensu dar-se-á por processo seletivo público normatizado por edital, amplamente divulgado e acessível no site oficial do IFCE, determinando o número de vagas e as condições relativas à inscrição, seleção de candidatos e matrícula. O processo seletivo a ser publicado no link: CLIQUE AQUI.
PERIODICIDADE DA OFERTA
A oferta do curso ocorre bianualmente, à critério da administração.