Você está aqui: Página Inicial > Quixadá > Notícias > Semana da Geografia tem início 27 de maio
conteúdo

Notícias

Semana da Geografia tem início 27 de maio

Evento tem como tema "Nenhuma Geografia a menos!!!”
última modificação: 20/05/2021 09h44

No próximo dia 27 de maio tem início a IV Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Geografia - "Nenhuma Geografia a menos!!!”. A programação segue até 2 de junho, com apresentação de trabalhos, minicursos, mesas redondas e palestras… Confira o site e inscreva-se aqui.

O evento é organizado por estudantes e professores do curso de Licenciatura em Geografia do campus de Quixadá. De acordo com a organização da Semana, esse é um momento para "demarcar a importância da Geografia” e “exige posicionamento crítico, reflexivo e comprometido ante os contextos de barbárie, crise humanitária, pandemia, negacionismo científico, fascismo, desmonte de direitos das minorias sociais, devastação ambiental e ataques às ciências humanas”. 

Ainda segundo os organizadores, a Semana foi pensada para “avançar na construção e defesa do conhecimento da ciência geográfica, em toda a complexidade do seu objeto de estudo (o espaço geográfico), torna-se imprescindível na atual conjuntura. Assim, a Semana propõe resistir e intensificar a luta, reivindicando que nenhum de seus aspectos se perca. Por isso, diante de contexto tão ameaçador, conclamamos: Nenhuma Geografia a menos!!!”

Este ano, são três palestras, sempre às 19h. No dia 31 de maio, vai ser discutido A Profissão docente e o ensino de Geografia: ameaças e resistências ante os desafios contemporânea, com  o professor Manoel Santana Filho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

No dia seguinte Manoel Fernandes, da Universidade de São Paulo (USP), estará no debate sobre Geografia e sua epistemologia: por uma reafirmação contra hegemônica. Encerrando a programação, Antônio Carlos Vitte, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), fará a palestra Geografias: culturas, naturezas e geopolítica do conhecimento no atual momento da mundialização.

Nos dias 1º e 2 de junho, a programação traz também mesas-redondas. A primeira será às 16h e fará uma discussão sobre a Gestão Das Áreas Protegidas Do Estado Do Ceará, e a segunda, no dia 2, às 15h, colocará em debate As políticas de incentivo à formação inicial de professores: PIBID e PRP entre (des)caminhos e avanços.