Você está aqui: Página Inicial > Quixadá > Campus Quixadá > O campus
conteúdo

O campus

última modificação 26/03/2021 14h54
Saiba mais sobre o campus de Quixadá, seus gestores, horários de funcionamento e contatos

APRESENTAÇÃO

O campus de Quixadá do Instituto Federal do Ceará está localizado em um dos pontos turísticos mais visitados do município: a região do Açude Cedro. A instituição chegou à cidade para implantar no Sertão Central um ensino público, gratuito e de qualidade tanto em nível técnico quanto em nível superior; e, com isso, qualificar jovens, adolescentes e adultos para o mercado de trabalho.

O Instituto integra a centenária Rede Federal de Educação Profissional, Científica  e Tecnológica, criada em 1909. A Rede é formada por 38 Institutos, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e pelo Colégio Pedro II, estando presente em todos os estados brasileiros. No Ceará, estamos em 33 municípios.

Em Quixadá, são cinco cursos superiores (Licenciatura em Química, Licenciatura em Geografia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção Civil e Engenharia Civil) e três cursos técnicos (Química, nas modalidades integrado e subsequente; Edificações, também nas modalidades integrado e subsequente; e Meio Ambiente, na modalidade subsequente). 

Os cursos de nível técnico são para quem vai cursar o Ensino Médio na instituição (integrado) ou para quem já terminou o Ensino Médio (subsequente).

O campus conta com uma estrutura de:

  • 27 laboratórios

  • Consultório odontológico

  • Serviço de psicologia

  • Serviço de enfermagem

  • Auditório (com capacidade para 200 pessoas)

  • Miniauditório (para 60 pessoas)

  • Biblioteca (com um acervo de 7.965 mil livros)

  • Área de convivência

  • Gabinetes de professores

  • Complexo esportivo com ginásio, academia, campo de futebol e quadra de vôlei de areia

 

Mais de dois mil estudantes já foram formados pelo campus e outros 1.250 estão matriculados. Cerca de 260 alunos são atendidos por programas de auxílios e de bolsas, e o campus desenvolve mais de 40 projetos de pesquisa e de extensão. Na bagagem, quem se forma aqui leva uma forte experiência em pesquisa e extensão. No IFCE, esses dois eixos constroem, junto com o ensino, a base formadora dos nossos alunos. 

Trocar conhecimento com a comunidade, nas ações de extensão, ser referência na promoção de cuidados com o meio ambiente e produzir conhecimento - por meio das pesquisas - são os nossos maiores compromissos. Para isso, a cada ano, nossa estrutura cresce. Atualmente, mais de 150 profissionais (entre professores, técnicos e terceirizados) trabalham em nosso campus a serviço da educação.

O IFCE chegou a Quixadá na segunda fase do plano de expansão da Rede Federal promovida pelo governo federal em 2007 e iniciou as atividades no dia 10 de junho de 2008, mediante portaria nº 688, do Ministério da Educação (MEC), com data de 9 de junho de 2008.

Missão, Visão e Valores do IFCE

 

GESTORES

Alexandre César Praxedes Rodrigues
Diretor geral | IFCE campus de Quixadá
Contato: 
E-mail: alexandre.praxedes@ifce.edu.br
Lattes

Marcus Vinicius Pinheiro Lopes
Diretor de Ensino | IFCE campus de Quixadá
Contato: 
E-mail: 
Lattes

Mara Girão
Chefe do Departamento de Administração | IFCE campus de Quixadá
Contato:
E-mail: maragirao@ifce.edu.br
Lattes

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Funcionamento do campus:

Das 7h às 22h

Horário das aulas:

MANHÃ - das 7h30 às 11h40

TARDE - das 13h30 às 17h40

NOITE - 18h30 às 22h

CONTATO

Instituto Federal do Ceará campus de Quixadá
Endereço: Avenida José de Freitas Queiroz, nº 5000 | bairro Cedro | CEP 63.902-580
Fones: (85) 3455.3025 / 3455.3026 / 3455.3027 / 3455.3028