Notícias
Semana da Consciência Negra movimenta o campus
A Semana de Consciência Negra, realizada entre os dias 16 e 20 de novembro no Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus de Quixadá, movimentou a unidade e levantou o importante debate sobre os afrodescendentes na região do Sertão Central.
Para o estudante Manuel Brasilino, do segundo semestre de Edificações, a semana serviu para que o tema do racismo fosse debatido e “mudasse a visão das pessoas. Aqui na cidade, tem muitos problemas que envolvem racismo. Com os debates, as pessoas puderam ver o tema de outra forma, ter outro olhar sobre a cultura negra”.
O professor Élder Vidal, um dos organizadores do evento, explicou que a ideia do evento surgiu da necessidade de entender o que representa a memória e a cultura negra nesse espaço que fica às margens do Açude do Cedro, em que muitos descendem de escravos que construíram o açude.
A programação teve dança, música, poemas, fotos, vídeos, filmes e debates com temáticas afro-brasileiras. O último dia de evento trouxe o monólogo do ex-aluno do IFCE, Ricardo Lima, chamado “Pontos de Linha”, no qual aborda situações do cotidiano que sofrem preconceito na sociedade.