Notícias
Quixadá celebra Dia do Surdo
Em celebração ao Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008), no dia 26 de setembro a partir das 14h, o campus de Quixadá realiza nesse dia o evento "Setembro Azul em Quixadá". Serão duas palestras, ambas no auditório Nilo Peçanha.
A primeira, com o professor Alysson Saraiva tem como tema "Surdos: uma história a ser contada". Em seguida, a professora de Libras da Unicatólica Aldenisa Peixoto falará sobre "A inserção do ouvinte na comunidade surda: um caminho de parceria".
Para o coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), Tomaz de Aquino, esse é “um evento importante por aproximar a cultura surda da cultura ouvinte, desconstruindo barreiras e preconceitos, além de proporcionar um olhar específico e esclarecedor sobre a cultura surda que como qualquer cultura possui características próprias”.
O que é o Setembro Azul?
O mês de setembro é mundialmente comemorativo, pois é repleto de datas que refletem a história de lutas e conquistas da Comunidade Surda. Datas de destaque:
- Dias 6 e 11 de setembro: marco triste para esta comunidade, lembrança do Congresso de Milão (1880), no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos.
- Dia 26 de setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008). Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil pelo prof. Francês surdo Eduard Huet, o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, que fica no Rio de Janeiro.
- Dia 30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo.
- Dia 30 de Setembro: Dia do Profissional Tradutor.
(fonte: http://setembroazul.com.br/)