Você está aqui: Página Inicial > Quixadá > Notícias > Programa de extensão do campus de Quixadá participa do GEODIA
conteúdo

Notícias

Programa de extensão do campus de Quixadá participa do GEODIA

“GeoTrilha – da Pedra da Galinha Choca à construção do Açude do Cedro” acontece dia 30
última modificação: 13/04/2022 15h49

O campus de Quixadá do Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio do Programa de Extensão Geoparque Sertão Monumental, participa, no dia 30 de abril, GEODIA 2022, com o tema “GeoTrilha – da Pedra da Galinha Choca à construção do Açude do Cedro”.

O encontro tem início às 8h, no campus de Quixadá, e previsão de término às 12h. Interessados em participar podem se inscrever até o dia 29 de abril preenchendo este formulário

A primeira parte da programação tem apresentações explicativas sobre Geodiversidade, Geoconservação e Geoparques, incluindo o Sertão Monumental. Em seguida, o grupo fará a “GeoTrilha – da Pedra da Galinha Choca à construção do Açude do Cedro”. 

A trilha é de fácil acesso e percorre locais de interesse geocientíficos (geossítios), históricos e culturais, como: vestígios da mineração local, Caverna da Igreja, Pedra Rachada, paredes do Açude do Cedro, Pedra Faladeira, mirantes Pedra da Galinha Choca e sangradouro do açude. 

O que é GEODIA

GEODIA é a comemoração do dia nacional destinado a divulgação da relevância das Geociências, Geodiversidade e Geoparques, para o público em geral, e ocorre sempre no sábado seguinte ao Dia Internacional do Planeta Terra, dia 22 de abril.

No Brasil, o GEODIA é promovido desde 2021 pela Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO) e pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM).