Notícias
Neabi promove primeiro Abril Indígena de Quixadá
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus de Quixadá vai realizar, entre os dias 29 e 30 de abril, o I Abril Indígena do campus de Quixadá. O seminário Cultura, Artes e Resistências nos Territórios Indígenas do Ceará terá duas mesas temáticas e também será realizado no YouTube do campus de Quixadá.
A mesa temática I, às 19h, será sobre "Educação e cultura: processos de formação de professores indígenas e realidades escolares diferenciadas", com Babi Fonteles (professor da UFC) e Getúlio Tremembé (ex-aluno do MITS e diretor de escola indígena).
Já a mesa temática II, também às 19h, debaterá "Arte e resistência: os fazeres ancestrais e contemporâneos indígenas", com Eliahne Brasileiro (cantora) e Ceiça Pitaguary (Movimento Indígena do Ceará).
Abril
Abril é o mês que marca a resistência dos povos indígenas. Os povos originários do território que hoje chamamos Brasil têm cultura e etnias diversas e ainda enfrentam diariamente a discriminação, o preconceito e o desconhecimento...
Por isso, este mês é para a gente entender um pouco da luta em defesa da demarcação de terras, o combate à invasão de territórios, a proteção da saúde, a preservação da cultura.