Notícias
Navi organiza mostras e coloca o respeito ao outro no centro do debate
São novos jeitos de lidar com o dia a dia e a vida. A pandemia do coronavirus nos mudou as rotinas, e a música, o teatro, a literatura têm mostrado que a arte é transformação, é incômodo, mas é também respiro. Ciente disso, o Núcleo de Pesquisas e Experimentos Audiovisuais (Navi) do campus de Quixadá vai promover, de 21 de agosto a 3 de novembro, três mostras audiovisuais.
Todas as exibições vão ser feitas no canal de YouTube do IFCE campus de Quixadá, IF Quixadá Web TV, e serão precedidas de debates com participantes das produções. A primeira, com início 21 de agosto e seguindo até 3 de setembro, é a Mostra Navi de Filmes Independentes.
A segunda mostra é Sertão e Diversidade, de 17 de setembro a 6 de outubro, com filmes já apresentados no Festival de mesmo nome promovido pelo núcleo e pela Escola de Cinema do Sertão. São filmes sobre gênero e sobre diversidade.
Na terceira mostra, intitulada Mostra Escola de Cinema do Sertão, serão apresentadas as produções desenvolvidas por estudantes da escola, que tem sede em Quixadá. A veiculação começa no dia 19 de outubro e segue até 3 de novembro.
Para o coordenador do Navi e das mostras, Geraldo Cavalcanti, os filmes apresentados trazem debates diversos, como os da Escola que apresentam os saberes, os viveres e as práticas dessa região do Sertão Central ou os de filmes independentes que colocam o espectador em contato com o outro.
Geraldo destaca ainda o papel da segunda mostra, que debate, gênero “nós somos o país que mais mata LGBTs no mundo”, é fundamental que no sertão do Ceará a gente traga para a discussão o respeito, a tolerância, e possa contribuir para o aprendizado”.
Confira a programação completa aqui